Melbourne/Austrália – A jovem ucraniana Marta Kostyuk, 15 anos, venceu nesta quarta-feira, a australiana Olivia Rogowska, e quebrou um tabu que durava 21 anos, tornando a jogadora mais jovem a avançar a terceira rodada em um evento de Grand Slam.
Kostyuk que atualmente ocupa o 522º posto no ranking WTA, e disputou o qualifying, ano passado, venceu a chave juvenil da competição. Desde 1997, quando a croata Mirjana Lucic-Baroni chegou a esta fase US Open, nenhuma outra tenista tão jovem avançou a 3ª fase em eventos de Grand Slam.
Hoje, em duelo que teve 1h29min, marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5.
Na próxima fase, Kostyuk vai duelar com a vencedora do confronto entre a sua compatriota Elina Svitolina e a tcheca Katerina Siniakova.
“Eu me sinto normal com tudo isso”, disse jovem. “Estou feliz. Na verdade, não senti que fui bem em quadra hoje”, continuou Kostyuk.
A jovem que tem sua carreira administrada pelo croata Ivan Ljubicic, falou da importância que ele tem para ela. “Ivan é um cara importante para mim, acompanha os meus jogos e depois deles, me fala tudo o que fiz de errado, até quando eu venço”, informou.
“Ele me passa sua experiência”, disse Kostyuk sobre o atual técnico de Federer.
Perguntada se conhece o número 2 do mundo, a jovem disse: “Nos falamos umas duas vezes e ele foi legal comigo”, finalizou.
Luiz Fernandes