Melbourne/Austrália – O suíço Roger Federer parece ter nascido para quebrar recordes. Ele ultrapassou os feitos do norte-americano Pete Sampras, e antes do duelo deste domingo em Melbourne com o croata Marin Cilic, detém 19 títulos de Grand Slam.
O suíço chega no duelo deste domingo, a sua 30ª decisão em um evento de Grand Slam, se chegar ao título, terá conquistado 66% dos títulos que disputou em eventos desta magnitude.
Com cinco títulos conquistados em Melbourne, Federer pode igualar o recorde do sérvio Novak Djokovic e o australiano Roy Emerson que têm seis conquistas na competição.
Até agora, nesta edição do torneio, Federer não cedeu um único set a seus rivais, se fechar a campanha desta forma, vai igualar o feito de Nadal em Roland Garros (2008, 2010 e 2017) e do sueco Bjorn Borg em Wimbledon (1976) e Roland Garros (1978 e 1980).
Federer já fez isto no próprio Austrália Open em 2007, e em Wimbledon em 2017.
Outro recorde que Federer, que tem 36 anos e 173 dias de vida, pode alcançar é o de se tornar o terceiro homem mais “velho” a conquistar um título de Grand Slam na Era Aberta (a partir de 1968), antes dele, somente Rod Laver e Ken Rosewall, ambos com quatro conquistas, faturaram quatro títulos com a idade superior ao suíço no momento.
O duelo entre Federer e Cilic está programando para este domingo, não antes das 6h30min (Brasília).
Luiz Fernandes