Rio de Janeiro/RJ – Gilbert Klier Jr. (Poupex/Fenabb/Yonex), campeão no último final de semana do Sul-Americano em São Paulo, derrotando na final o número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez e na semifinal o número nove, o também argentino Juan Cerundolo, foi destaque em novo ranking mundial juvenil divulgado nesta segunda-feira pela Federação Internacional de Tênis.
O atleta Tennis Route, equipe do Rio de Janeiro, natural de Brasília (DF), saltou do 102º ao 35º lugar do ranking mundial. Ele se coloca como o terceiro melhor brasileiro (João Lucas Reis é o número 1 do país com o 32º lugar), no ranking e o oitavo da América do Sul. O melhor desempenho anterior de Klier foi no ano passado o 54º posto.
“Muito feliz com esse salto, muito importante este torneio para alavancar meu ranking e poder jogar os Grand Slams e principais eventos do circuito mundial”, disse Klier que agora garante vaga para disputar Roland Garros, no começo de junho, o principal evento do saibro do mundo, em Paris, na França, e o mais tradicional do tênis, em julho, em Wimbledon.
Antes, Klier retorna ao Rio de Janeiro e se prepara para uma série de eventos profissionais future. Com 17 anos ele vai buscar seus primeiros pontos no ranking da ATP jogando três eventos em Antalya, na Turquia, a partir do dia 26. Em seguida, mais três eventos profissionais no Brasil, em São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Brasília (DF) a partir do dia 23 de abril. No fim de maio jogará o Trofeo Bonfiglio, em Milão, na Itália, um dos maiores do mundo no juvenil, e na sequência, na primeira semana de junho, disputa Roland Garros.
Fabrizio Gallas