Eles agora terão pela frente o indiano Bopanna e o francês Roger-Vasselin, pela terceira rodada em Paris
São Paulo (SP) – Marcelo Melo e Lukasz Kubot garantiram nesta sexta-feira (1) a segunda vitória no torneio de Roland Garros, em Paris, na França. Repetindo as mesmas parciais da estreia, a dupla cabeça de chave número 1 do Grand Slam derrotou os espanhóis Roberto Carballes Baena e Guillermo Garcia-Lopez por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5, em 1h39min, avançando para as oitavas de final.
Melo e Kubot voltam a jogar neste sábado (2), em busca de uma vaga nas quartas de final, enfrentando o indiano Rohan Bopanna e o francês Edouard Roger-Vasselin, cabeças 13. Será a quarta partida da programação da quadra 7, com início por volta das 11h (horário de Brasília). Nesta temporada, eles jogaram uma vez contra Bopanna e Roger-Vasselin, vencendo na semifinal do ATP 250 de Sidney, na Austrália, torneio em que foram campeões.
“Muito feliz, de novo, com a vitória de hoje. E especialmente pelo segundo set, no qual tivemos match point e não conseguimos fechar. Mas ficamos firmes. Eles saíram com vantagem no outro game, para quebrar. Recuperamos e, depois, quebramos já direto. Isso mostra que estamos jogando bem, voltamos a encontrar o caminho em momentos difíceis e conseguindo colocar isso em prática. Então vamos com tudo para o próximo jogo, amanhã (sábado), tentando manter da mesmo forma, que aí temos boa chance”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.
Mais um dia de quebras em momentos decisivos – A segunda partida de Melo e Kubot em Paris começou muito equilibrada, com as duas duplas mantendo seus serviços até o nono game. Na frente do placar, com 5/4, eles repetiram o que já haviam feito na estreia e conseguiram o break em momento importante e decisivo, fechando em 6/4 para vencer o primeiro set.
Na segunda série, após empate em 1/1, Melo e Kubot superaram um longo e disputado game, para manter o serviço e fazer 2/1. O set seguiu equilibrado. Quando venciam por 5/4, tiveram a chance de fechar a partida, mas Baena e Garcia-Lopez salvaram. Melo e Kubot não se abalaram, nem mesmo com a vantagem inicial da dupla adversária na sequência, quando sacavam. Confirmaram o serviço e a vitória veio, então, no décimo segundo game, quando quebraram para marcar 7/5 e avançar no torneio.
Melo tem um título em Roland Garros, conquistado em 2015, quando jogava com o croata Ivan Dodig – um dos dois Grand Slam da sua carreira, tendo sido, depois, campeão do torneio de Wimbledon em 2017, com Kubot.
No ranking mundial individual de duplas, Melo ocupa atualmente a quarta colocação, com Kubot em terceiro. Eles empatam em número de pontos, 7.050, mas pelo primeiro critério de desempate – torneios disputados ao longo de 52 semanas -, o mineiro tem uma competição a mais – 25 contra 24 de seu parceiro polonês. O líder do ranking é o croata Mate Pavic, com 7.130 pontos, seguido do austríaco Oliver Marach, com 7.080. Marcelo é o recordista brasileiro em número de semanas no topo do ranking ao longo da carreira, com 56.
Doro Jr/Deborah Mamone