Cincinnati/EUA – O duelo entre os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka foi um verdadeiro brinde para o espectador que ficou até o fim da rodada desta sexta-feira do ATP 1000 de Cincinnati.
Ambos disputaram rodada dupla, Federer despachou o argentino Leonardo Mayer, enquanto Wawrinka venceu o húngaro Marton Fucsovics.
Wawrinka saiu na frente, ao vencer o tie-break do primeiro set. Federer liderava, mas com dois erros consecutivos, viu o amigo passar a frente e marcar 7/6(2). O segundo set também foi decidido no tie-break, desta vez, Federer não deu brechas e empatou o jogo ao marcar 7/6(6). Logo no inicio do terceiro set, o árbitro, seguindo recomendação da ATP, assim que começou a relampear, anunciou a suspensão do jogo, a interrupção foi benéfica para Federer, que voltou mais agressivo. Após 2h16min, ele superou Wawrinka, marcando 2 sets a 1, parciais de 6/7(2), 7/6(6) e 6/2.
Este foi o 24º duelo entre eles, e o vice-líder do ranking marcou a sua 21ª vitória sobre o compatriota.
Neste sábado, não antes das 20h00min, Federer vai medir forças com o belga David Goffin, 11º do ranking. Estes será o oitavo duelo entre eles. Federer lidera o confronto direto com seis vitórias.
Apesar da eliminação, Wawrinka demonstrou que está de volta aos grandes duelos, antes de enfrentar Federer, ele venceu três partidas diante de Diego Schwartzman, Kei Nishikori e Marton Fucsovics, ele que marcou 180 pontos, vai ascender do 151º posto e vai figurar entre os 100 melhores. Como ganhou um convite para o US Open, pode ser o fiel da balança do torneio, já que não será cabeça de chave, ele poderá desequilibrar o quadrante em que for sorteado no quarto e último evento de Grand Slam da temporada.
Luiz Fernandes