Nova Iorque/EUA – A japonesa Naomi Osaka, 20 anos, surpreendeu neste domingo, a norte-americana Serena Williams, e conquistou o seu primeiro título de Grand Slam.
Com uma atuação excepcional, Osaka não se intimidou diante da multi-campeã, que jogava em casa e tinha a maioria da torcida a seu favor. Quem pareceu sentir a pressão, foi Serena Williams que teve um destempero no início do segundo set, quando recebeu uma advertência por instrução. Ela disse que não viu e nem ouviu a instrução do seu técnico. Após esta punição, três games depois ela destruiu a sua raquete, e acabou perdendo o game. No intervalo, a norte-americana voltou a discutir com o árbitro Carlos Ramos, e utilizou a palavra “roubo”, o arbitro então, seguindo as normas da ITF/WTA, a penalizou com a perda do game. A norte-americana foi as lagrimas, o supervisor da competição veio a quadra, mas a punição foi mantida e o público vaiou muito a decisão do árbitro, Serena ainda reagiria, mas na sequência, Osaka sacou com autoridade e liquidou a fatura, em 6/2 e 6/4.
Com apenas 20 anos, Osaka desponta como uma tenista promissora, reservada, ela não gosta de ostentação. Ela tornou-se a primeira tenista japonesa a conquistar um título de Grand Slam.
Já Serena perdeu mais uma oportunidade de conquistar o seu 24º título de Grand Slam. Nesta temporada, ela ficou com o vice-campeonato em Wimbledon e agora no US Open.
Este foi o segundo duelo de Osaka com Serena, e a japonesa marcou a segunda vitória, sobre a ex-número 1 do mundo.
Ranking
Osaka que começou a competição no 19º posto, na próxima semana vai entrar no seleto grupo das 10 melhores do mundo. Já Serena que era 26ª, vai pular para o 16º.
Luiz Fernandes