Próximos adversários serão os colombianos Cabal e Farah
São Paulo (SP) – Com uma difícil vitória, conquistada após um equilibrado match tie-break, Marcelo Melo e Lukasz Kubot garantiram nesta quinta-feira (4) a vaga na semifinal do ATP 500 de Beijing, na China. De virada, a dupla – cabeça de chave número 2 do torneio – derrotou o indiano Rohan Bopanna e o francês Edouard Roger-Vasselin, pelas quartas de final, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 12/10, em 1h27min.
Na busca por um lugar na final em Beijing, no sábado (6), Melo e Kubot enfrentarão os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, cabeças 3, que ganharam nesta quinta do ucraniano Denys Molchanov e do eslovaco Igor Zelenay também por 2 a 1 – 4/6, 7/6 (7-2) e 10-8.
“Foi um jogo duro contra uma dupla que joga muito bem, tanto que perdemos para eles em Roland Garros este ano. Aqui as condições são um pouco mais favoráveis para nós, por ser uma quadra mais rápida. O jogo foi para os dois lados. Eles tiverem três match points, conseguimos buscar. Foi bom termos passado. Agora é ir com confiança nessa semifinal”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.
Marcelo ainda comentou um lance no match point. “Aconteceu uma coisa até atípica. O Lukasz acertou uma devolução na minha cabeça. Vasselin sacou fora e o Lukasz acertou um torpedo na minha cabeça. Fiquei um pouco tonto, esperei um pouquinho. Aí o Vasselin acabou dando dupla falta e terminou o jogo dessa maneira. Essa é a segunda semana que o Lukasz me dá uma bolada na cabeça e aí vamos ter que criar uma campanha para ver quem vai me fornecer um capacete, porque está difícil”, brincou.
A vitória foi comemorada no match tie-break, após Melo e Kubot conseguirem salvar os três match points para, na sequência, fechar em 12-10, com muito equilíbrio que, aliás, esteve presente em toda a partida. No primeiro set, Bopanna e Vasselin venceram após uma única quebra, no terceiro game, mantendo depois a vantagem para marcar 6/4. Na segunda série, o break só veio no décimo e último game, desta vez para Melo e Kubot, que aproveitaram a chance de quebra para devolver o 6/4 do set inicial e buscar a virada.
Programação – Este é o primeiro de dois torneios que a dupla disputa na China. Depois estarão em Shanghai, no dia 7, para o Masters 1000. A sequência da programação, em quadra rápida, neste final de temporada, terá ainda o ATP 500 de Viena, na Áustria, com início no dia 22, e o Masters 1000 de Paris, na França, no dia 29.
A expectativa é garantir vaga entre as oito melhores duplas de 2018 na Corrida dos Campeões, o ATP Finals, em novembro. Atualmente, Melo e Kubot estão na oitava colocação, com 3.570 pontos. No ranking mundial individual de duplas da ATP, Melo subiu uma posição na atualização desta semana e, agora, divide com Kubot o quinto lugar, ambos com 5.790 pontos.
Doro Jr./Deborah Mamone