Porto Alegre (RS) – Alguns dos principais favoritos estarão em ação nesta quarta-feira nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, a partir das 9h, na 33ª edição do Seniors Internacional de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias. O torneio é o maior da categoria mundial com Graduação A para o ranking da Federação Internacional, com a presença de 224 atletas de 20 países. Além da estreia do americano John Powless, número 1 do mundo nos 85 anos, diante do terceiro do mundo, o australiano Adrian Alle, que acontece às 9h, outro líder do ranking estará em ação, o grego Konstantinos Effraimoglou que enfrenta o baiano Washington Nilo não antes das 10h na categoria 55 anos. O brasileiro Ricardo Tomb, quinto do ranking, dá início à trajetória pelo troféu diante do chileno Patricio Rojahelis não antes das 11h30.
No feminino, destaques para a mineira Christa Coelho, sexta do ranking, que enfrenta a brasileira Tamiko Castro na categoria 75 anos. Sua maior concorrente, a chilena Lisette Pardo, oitava do ranking, também estreia enfrentando a catarinense Elfrieda Zarling. Nos 60 anos feminino, a sétima do ranking Rosangela Fritelli encara a Luciana Rusu. Nos 55 anos, a brasileira Lilian Britto, quinta do ranking, enfrenta a brasileira Maria De Pietro.
Nos 50 masculino, o chileno Gabriel Kreymer, quinto do ranking e principal favorito, mede forças contra o argentino Juan Juarez. O segundo favorito é o paranaense Marco Silva que mede forças com o brasileiro Alberto Andrade não antes das 14h.
Favoritos e gaúchos avançaram nesta terça-feira – Nesta terça-feira, vitória dos dois principais favoritos nos 60 anos. O atual campeão Amadeu Façanha, de Brasília (DF), oitavo do mundo, passou pelo argentino Alejandro Spinelli por 6/1 e 6/3 e vai encarar o chileno Patrício Rabba. O colombiano Carlos Behar, quarto do ranking e principal candidato ao troféu, perdeu apenas um game diante do brasileiro Claudio Lobão por 6/0 e 6/1.
O gaúcho de Caxias do Sul, José Carlos Bohrer, superou o brasileiro Sergio Malinoski por 7/6 (7/1) e 6/2 e vai encarar o segundo favorito, o brasileiro Gauba Couto. Colombiano que joga pelo Brasil, Javier Restrepo, que atuou na Copa Davis, aplicou duplo 6/0 no brasileiro Wilson da Silva e encara o terceiro cabeça de chave, o chileno Ricardo Gruebler. Outro gaúcho não precisou entrar em quadra na categoria 50 anos. Eurico Carvalho, cria da Leopoldina Juvenil, venceu Alexandre Pinto por WO e enfrenta na próxima fase o brasileiro Flávio Moura.
Cerimônia de abertura às 20h – Acontece nesta quarta-feira, a partir das 20h, a cerimônia de abertura do 33º Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias -, na Associação Leopoldina Juvenil, na capital gaúcha. O torneio conta com a participação de 224 atletas de 20 países das categorias a partir de 35 até 85 anos. Além do Brasil, estão representados jogadores da Áustria, Jordânia, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Lituânia, Peru, Espanha, Itália, Colômbia, Alemanha, EUA, Grécia, França, Canadá, Austrália, Uruguai e Bolívia. São 24 atletas entre os dez melhores do mundo e quatro deles liderando o ranking nas respectivas categorias. O torneio vai até o próximo domingo, dia 2 de dezembro com partidas começando sempre às 9h e com entrada gratuita.
A 33ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias tem o patrocínio da Melnick Even – Líder em Alto Padrão, e conta com os apoios da NET Claro, Master Hotéis, Água Crystal e Roubadinhas. A organização e produção é da PROTENIS PROMOÇÕES ESPORTIVAS e BLEND e o evento é oficializado pela Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Gaúcha de Tênis e é realizado na Associação Leopoldina Juvenil.