São Paulo/SP – O canadense Felix Auger-Aliassime se classificou para as quartas de final do Torneio Aberto do Brasil – ATP 250 – Brasil Open 2019 nesta quinta-feira (28), no Ginásio do Ibirapuera. O prodígio de 18 anos superou o experiente espanhol Albert Ramos-Viñolas por 7/6(2) e 7/6(5) e volta a jogar nesta sexta (1) contra o sérvio Laslo Djere, não antes das 19h30. Os jogos têm transmissão ao vivo em Fox Sports e Bandsports.
Djere e Auger-Aliassime repetirão o duelo que decidiu o título do Rio de Janeiro no último domingo (24), vencido pelo sérvio. Em jogo de 2h31 nesta quinta, Djere derrotou o tunisiano Malek Jaziri, cabeça de chave 2, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6(2).
Auger-Aliassime espera contar novamente com o apoio da torcida nas quartas. “Tinha muita gente me apoiando. No Rio também foi incrível. Espero que continue assim amanhã”, comentou o canadense. No segundo set contra Ramos-Viñolas, ele sentiu o tornozelo direito, mas comentou que não enfrentou dificuldades para jogar depois de receber atendimento.
Sobre o reencontro com Djere, Auger-Aliassime acredita que as condições do Brasil Open, em que jogo é mais rápido por causa da altitude, podem ajudá-lo. “O meu saque tem mais força aqui. Isso me favorece, mas será um jogo complicado de qualquer forma porque ele é um grande jogador”, afirmou.
O sérvio concorda que as chances do adversário são grandes. “As condições são melhores para ele aqui, mas tentarei dar o meu melhor, me recuperar. Não há segredos entre nós. Vamos estar bem preparados e que o melhor vença”, disse Djere.
No segundo set contra Jaziri, Djere se irritou e quebrou uma raquete, o que fez grande parte do público torcer pelo tunisiano. Porém, o sérvio revelou que isso deu uma motivação extra a ele. “Sou um grande lutador e quando todo mundo ficou do lado dele isso me ajudou. Reconheço que cometi um erro. Não foi a primeira raquete que quebrei, não é algo especial, mas me desculpo de qualquer forma ao torneio”, completou.
No lado de cima da chave, o norueguês Casper Ruud derrotou o cabeça de chave 1 do Brasil Open, o português João Sousa, nesta quinta-feira (27), com parciais de 6/3 e 6/4, e está classificado para as quartas de final. O resultado deixou o jogador de 20 anos perto de entrar no top 100 do ranking mundial pela primeira vez.
“Eu venci o João na semana passada no Rio, então isso foi uma vantagem para mim. Acho que ele sentiu a pressão de ser o cabeça 1 e de ter perdido cedo na semana passada. Ele começou um pouco nervoso e eu joguei bem, fui quebrado só uma vez”, analisou Ruud.
Seu adversário por volta das 14h desta sexta-feira (1) será o boliviano Hugo Dellien, que passou pelo argentino Juan Ignacio Londero por 6/4 e 7/6(3). O tenista de 25 anos, que vem quebrando recordes no tênis em seu país, tentará sua primeira semifinal da carreira.
“Não há mistério para grandes resultados. É fazer as coisas bem, com dedicação. Fui aprendendo muita coisa com o tempo e isso me levou a um estado mental em que comecei a acreditar em mim mesmo”, disse Dellien.
Os outros duelos de quartas de final terão o argentino Leonardo Mayer contra o chileno Christian Garin às 12h30 e um confronto dos compatriotas argentinos Marco Trungelliti e Guido Pella no terceiro jogo da rodada.
A última partida do dia será a semifinal de duplas com os paulistas Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva contra os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara.
Resultados desta quinta-feira (28/2):
Segunda rodada
Hugo Dellien (BOL) d. Juan Ignacio Londero (ARG), 6/4 7/6(3)
Casper Ruud (NOR) d. [1]João Sousa (POR), 6/3 6/4
Felix Auger-Aliassime (CAN) d. Albert Ramos-Viñolas (ESP), 7/6(2) 7/6(5)
Laslo Djere (SER) d. [2]Malek Jaziri (TUN), 6/3 3/6 7/6(2)
Programação de sexta-feira (1/3):
Quadra central – 12h30
[4] Leonardo Mayer (ARG) vs Christian Garin (CHI)
Casper Ruud (NOR) vs Hugo Dellien (BOL)
Marco Trungelliti (ARG) vs [3] Guido Pella (ARG)
Não antes de 19h30
Felix Auger-Aliassime (CAN) vs Laslo Djere (SRB)
[4] L. Bambridge (GBR)/J. O’Mara (GBR) vs [WC] T. Bellucci (BRA) / R. Dutra Silva (BRA)
Quadra 1 – Não antes de 17h30
Possível mudança de quadra – [1] P. Cuevas (URU) / H. Zeballos (ARG) ou F. Delbonis (ARG) / M. Gonzalez (ARG) vs [3] R. Jebavy (CZE)/A. Molteni (ARG)