Cincinnati/EUA – A veterana tenista russa Svetlana Kuznetsova, superou na tarde deste sábado, a australiana Ashleigh Barty e após um ano voltou a decisão de um evento WTA.
Com uma atuação segura, Kuznetsova precisou de 1h07min para marcar 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4 avançando a decisão do WTA Premier de Cincinnati.
Com esta derrota, Barty perdeu a chance de reassumir a liderança do ranking mundial, posição esta que continua nas mãos da japonesa Naomi Osaka. Porém é possível que nenhuma das duas aproveite a oportunidade de ser a principal cabeça de chave no US Open que começa no final do mês. Barty terminou a partida com muitas dores no pé direito. Já Osaka, sentiu uma contusão no joelho na rodada anterior e também é dúvida.
Já Kuznetsova, 34 anos, que já foi 2ª do mundo, e atualmente ocupa o 153º posto, não chegava a uma decisão desde agosto de 2018 (Washington). Com várias lesões no joelho e punho, antes de Cincinnati teve problemas extra quadra, atraso na obtenção do visto para entrar nos EUA, e troca de técnico.
Experiente, ela que tem 18 títulos na carreira, para chegar a decisão em Cincinnati, superou antes de Barty, Sloane Stephens, Karolina Pliskova, Anastasia Sevastova e Dayana Yastremska. Com os pontos conquistados na competição, ela vai se aproximar do 60 posto no ranking da WTA.
Neste domingo, Kuznetsova vai enfrentar a vencedora do confronto entre as norte-americanas Madison Keys e Sofia Kenin.
Luiz Fernandes