Baiano Natan Rodrigues é uma das atrações
Salvador/Bahia – Começa nesta sexta-feira com as disputas da categoria 12 anos a 35ª edição do Bahia Juniors Cup, um dos eventos mais tradicionais do tênis juvenil brasileiro e com pontos importantes no ranking mundial júnior.
A categoria 12 anos conta pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis e o primeiro final de semana será agitado com as disputas do qualifying do torneio mundial até 18 anos que vão até o domingo e na segunda-feira é dada a largada da chave principal que irá até o sábado, dia 28. Também serão jogadas na semana os torneios de 14 e 16 anos com pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat.
O tradicional torneio é disputado com entrada gratuita no Clube Bahiano de Tênis que completa 102 anos em outubro. O clube está localizado na Rua Oito de Dezembro 525 no bairro da Graça, em Salvador (BA). O Bahia Juniors Cup é o terceiro mais importante evento juvenil do país, mais importante deste segundo semestre e maior competição do Norte/Nordeste do Brasil.
Serão 240 atletas de todo o Brasil e totalizando 11 países. Além do nosso país estarão representados a Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Japão, Rep. Tcheca e o Peru.
Destaque para o baiano Natan Rodrigues, de 17 anos, natural de Salvador (BA), que conquistou o título ano passado superando o catarinense Pedro Boscardin em duelo dos dois atletas do Time Guga de Gustavo Kuerten. Natan disputou recentemente o US Open onde passou o quali e Wimbledon onde atingiu a segunda rodada do mais tradicional evento do mundo.
“Jogar em Salvador, na Bahia com a torcida é muito bom, espero repetir meu feito do ano passado, defender minha conquista e conto com a torcida, estou muito entusiasmado para poder jogar lá”, afirmou Natan que foi cria do baiano Evaldo Silva e hoje treina com Thiago Alves, ex-top 100 profissional (que já enfrentou Roger Federer no (US Open) em São José do Rio Preto (SP).
Além de Natan, a categoria 18 anos terá Maria Menezes e Gustavo Schwebel, que na temporada passada venceram jogos na chave principal do evento e vão em busca do título, atletas do Bahiano de Tênis, além de Thainá Carvalho, Julia Cantalino. Luana Paiva,campeã dos 12 anos em 2017 e vice dos 14 anos ano passado, marcará presença na competição: “É baiano, atual campeão do evento, top 100, presença do Natan vai engrandecer o evento, estamos muito felizes com seu retorno. Teremos outros bons baianos na disputa, Gustavinho Schwebel, Guilherme Cupertino, Júlia Cantalino, Thainá Carvalho, Victor Rocha um dos nomes para vencer nos 12 anos, Luana Paiva. Teremos boas chances de título”, disse o diretor do evento, Duda Catharino Gordilho, ex-tenista e também presidente da Federação Baiana de Tênis. Duda tem no histórico um duelo épico contra Gustavo Kuerten no torneio em 1993 perdendo a final dos 16 anos no terceiro set no Bahiano de Tênis.
A competição tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. Por ela já passaram nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, em 2012, tenista que desponta esse ano no profissional sendo 210 do mundo e com a conquista da Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Outros fortes nomes recentes são Thiago Wild, campeão de 2017 e que ano passado venceu o US Open juvenil, feito histórico para o tênis brasileiro e que vem crescendo no ranking profissional estando entre os seis melhores do país e 350 do mundo.