Quatro dias para lavar a alma e respirar muito tênis durante a 18ª Copa Thomás Engel, em Novo Hamburgo. A competição definiu os seus vencedores durante o fim de semana, em mais uma edição que ficou marcada pelo alto nível técnico, clima agradável e muito envolvimento dos tenistas, que deram o seu melhor e empolgaram o público que esteve presente na Sociedade Ginástica, Sociedade Aliança e também no Clube 15 de Novembro, em Campo Bom. A Copa Thomás Engel contou com a participação de cerca de 320 atletas de várias partes do Rio Grande do Sul e também do Uruguai, nas categorias Classes (1ª à 5ª Classes Masculino e 1ª à 3ª Classe Feminino); Seniors Masculino (por idade,35A, B e C, 45A e B e 55) e Infantojuvenil (8 à 10 anos e 12 à 18 anos).
Destaque para o vencedor da Primeira Classe, o portoalegrense Yuri Radomsky, que mais uma vez carimbou presença no lugar mais alto do pódio, na categoria principal da competição, após bater João Santos na final. Também chamou a atenção o grande número de títulos conquistados pelos jovens do Projeto Massificação do Instituto Tênis Núcleo de Porto Alegre, que foram campeões em cinco categorias e deram exemplo dentro de quadra. “Me chamou a atenção a maturidade dessa Copa… Quando vejo as crianças do projeto social, levando o título, com a simplicidade deles e humildade… Vejo que tudo isso valeu a pena, em valorizar, em trazer, é indispensável a presença deles. Eles vieram fortes e conquistaram vários títulos. Não tem como não sair realizado, eu estou realizado”, vibrou Henrique Engel, um dos organizadores da competição. Os vencedores do projeto foram: Rodrigo Pizzatto (cat. 10 anos), Erick Silva (cat. 12 anos), Rafael Padilha (cat. 14 anos), Yuri Dutra (cat. 16 anos) e Luciana Braga (1ª Classe Feminina).
“Levamos 12 atletas em categorias dos 10 aos 16 anos masculino e 1ª classe feminino, graças ao apoio dos organizadores, patrocinadores e também claro, muito do Pro-Esporte/RS, da Lei de Incentivo ao esporte do Governo do Estado, cinco destes se sagraram campeões. É uma emoção e alegria muito grande para quem acompanha estes meninos desde a fase de massificação, no núcleo escolar público. Devo dizer que também são resultados do esforço, empenho e número de horas de treinamento diariamente”, comemorou Rosani Franco, Coordenadora do Instituto Tênis Núcleo Porto Alegre.
A Copa Thomás Engel é viabilizada via Pro-Esporte/RS – Lei ESTADUAL de Incentivo ao Esporte e integra o Projeto Fomento ao Tênis, com financiamento do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo e Fundo – Pró-Esporte RS da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, patrocínio da Bertex, copatrocínio da Sintemais Suprimentos e promovido pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC). Os patrocinadores locais, sem incentivos fiscais, são Himaco 50 Anos, Bolezina Veículos e Winner Raquetes.
Cultura & Gastrô
Enquanto o show era garantido dentro das quadras da Sociedade Ginástica, no sábado, a diversão rolou solta também no pátio do clube de Novo Hamburgo. O evento Thomás Engel Cultura & Gastrô, apresentado por Himaco 50 Anos, contou com muita diversão e um bom movimento entre os associados do clube e visitantes, com muita cultura, gastronomia, shows musicais, artesanato, Food Trucks, cerveja artesanal e oficinas de arte da Profe Klau BrentanoArtes. As atrações musicais foram a dupla Edurado e Gabriel (Banda Sinclaire), Nenê Garcia com Samuel Zion na bateria e a banda Poutz.
Quadro de honra 18ª Copa Thomás Engel:
9 anos Masculino – Rafael Bin (BOH) venceu Henrique Brasil (GNU) – 6/4, 5/6 (10/6)
10 anos Masculino – Rodrigo Pizzato (DTZ) venceu Bernardo Britto (RC) – 6/3
12 anos A – Erick Silva (DTZ) venceu Enrico Bertoluci (ALJ) – 6/0, 6/3
12 anos B – Antonio Matias (ALJ) venceu Gabriel Mileski (GNU) – 6/0, 6/1
14 anos A – Rafael Padilha (DTZ) venceu João Vitor Hruby (ALJ) – 6/0, 6/0
16 anos A – Yuri Dutra (DTZ) venceu João Pedro Cunha (ALJ) – 6/4, 6/4
12 anos Feminino – Isadora Caleffi (ALJ) venceu Maria Luisa Marques (AVA) – 6/2, 6/4
14 anos Feminino – Georgia Dutra (SOG) venceu Julia Mello (TST) – 6/4, 6/1
16 anos Feminino – Luiza Amador (AVA) venceu Laura Predebon (ALJ) – 6/1, 6/4
1ª Classe Masculino – Yuri Radomsky (CC) venceu João Santos (ALJ) – 6/3, 6/2
2ª Classe Masculino – Pedro Sasso (ALJ) venceu Guilherme Bier (GIN) – 7/5, 6/2
3ª Classe A – Gabriel Amaral (SLTC) venceu João Pedro Froner (GNU) – 6/2, 6/3
3ª Classe B – Alecsandro Soares (AVA) venceu Daniel de Bastiani (AVA) – 6/0, 6/2
4ª Classe A – Guilherme Aguiar (PLTC) venceu Guilherme Novo (PLTC) – 6/3, 6/0
4ª Classe B – Rodrigo San Juan (UY) venceu Claudio Mendonça (AL) – 7/6(5), 3/1 ret.
5ª Classe Masculino – Rodrigo Silva (SOG) venceu Roberto Madelon (AVA) – 6/0, 6/0
35 anos A – José Carlos Malafaia (CC) venceu Roberto Macedo (TCSC) – 1/0 ret.
35 anos B – Fernando Fernandes (AVA) venceu Rafael Schaffer (AL) – 6/4, 6/3
35 anos C – Rodrigo San Juan (UY) venceu Luis Gustavo Borges (AVA) – 6/2, 6/2
45 anos A – Fabio Wacker (AVA) venceu Cacio Pierezan (TS) – 6/3, 6/4
45 anos B – Eder Felipetto (SLTC) venceu Marcio Walber (CCPF) – 6/3, 7/6 (5)
55 anos Masculino – André Bohrer (GNU) venceu Marcos Wendlant (AVA) – 6/3, 6/3
60 anos Masculino – Miguel Passini (ATC) venceu José Isasa (UY) – 6/1, 6/3
1ª Classe Feminina – Luciana Braga (DTZ) venceu Raquel Martini (ALJ) – 7/5, 6/7(6), 10/4
3ª Classe Feminina – Victoria Redin (GNU) venceu Georgia Dutra (SOG) – 7/5, 7/6(4)