Florianópolis (SC) – Pequenos de tamanho, mas com grandes sonhos. Nesta sexta-feira, a partir das 8h, crianças que se destacaram ao longo da temporada nos torneios nacionais participam do Encontro Internacional de Treinamento, evento que acontece na sede da Confederação Brasileira de Tênis, em Florianópolis, até a próxima sexta-feira (6 de dezembro), reunindo os principais nomes do futuro, do presente e do passado da modalidade.
De sexta-feira até domingo, as crianças de 8 a 11 anos que se classificaram para o encontro participarão de aulas práticas e teóricas com os treinadores. Nos períodos da manhã e da tarde, a agenda prevê trabalhos nas quadras da CBT. Durante a noite, serão feitas palestras para os técnicos. Entre os temas estão “Desenvolvimento Motor”, “Desenvolvimento Psicológico”, além de exposições de técnicos da Argentina e do Paraguai, que irão compartilhar informações sobre o cenário do tênis infantil em seus países.
“Esta será uma grande oportunidade não apenas para os meninos, que treinarão juntos e com uma motivação muito forte, mas também para vários treinadores bons, referências no Brasil, que poderão observar esses garotos e garotas logo cedo, trocando valiosas informações. Isso acontece num período muito sensível no desenvolvimento da criança, fundamental para o futuro no esporte. Esse encontro kids é um marco, um divisor de águas. Vai fazer a diferença na carreira das crianças”, frisa Mário Mendonça, coordenador do Encontro Kids.
No domingo, após a despedida das crianças, é a vez de os juvenis e profissionais do país chegarem para o Encontro Internacional de Treinamento, que está em sua terceira edição. Alguns dos principais nomes da modalidade estarão presentes para compartilharem sua experiência com os juvenis entre segunda-feira (2) e sexta-feira (6). Além dos capitães Jaime Oncins e Roberta Burzagli, técnicos da Copa Davis e da Fed Cup, atletas chamados nas últimas convocações estarão em Florianópolis, como Marcelo Melo, Bruno Soares, Thiago Wild, João Menezes, Carolina Meligeni, Gabriela Cé, Luisa Stefani e Thaísa Pedretti. Ex-jogadores que marcaram a história do esporte também confirmaram a presença.
Além de reunir jogadores do país, as portas da Confederação Brasileira de Tênis estarão abertas para tenistas internacionais. São esperados participantes – jogadores e treinadores – de Bolívia, Chile, Equador, Argentina, Paraguai, Venezuela e Guatemala.
Programação
29 de novembro a 1º de dezembro – Encontro Internacional Kids
2 a 6 de dezembro – Encontro Internacional de Treinamento
Palestras
Quinta-feira (28/11)
Abertura do Encontro (Eduardo Frick, Gerente de Esportes e Eventos da CBT)
Sexta-feira (29/11)
Cenário do tênis infantojuvenil argentino (Romina Puglia, Associação Argentina de Tênis)
Cenário do tênis infantojuvenil paraguaio (Larissa Schaerer, Associação Paraguaia de Tênis)
Sábado (30/11)
Ser pai e mãe de atleta: como participar da vida esportiva do filho otimizando o seu desenvolvimento (Carla Di Pierro, psicóloga do esporte)
Domingo (1/12)
Abertura do Encontro Internacional – Juvenil e Profissional (Eduardo Frick, Gerente de Esportes e Eventos da CBT, e Luiz Peniza, coordenador técnico do Encontro Internacional de Treinamento)
Segunda-feira (2/12)
Desenvolvimento do tênis infantojuvenil francês (Bruce Liaud, técnico da Federação Francesa de Tênis)
Terça-feira (3/12)
Fisiologia do Esporte (Raul Freire, fisiologista do COB)
A responsabilidade do técnico (Paulo Cleto, técnico e ex-jogador)
Quarta-feira (4/12)
Controle e prevenção de doping (Anthony Moreira e Adriana Oliveira, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem)
Quinta-feira (5/12)
Preparação física no alto rendimento (Eduardo Faria, membro da comissão técnica da Copa Davis)
Apostas e Integridade no Esporte (Francisco Balbuena, departamento jurídico da CBT)