Nova Iorque/EUA – A ATP – Associação dos Tenistas Profissionais, e a ITF – Federação Internacional de Tênis de forma uníssona decidiram nesta quinta-feira paralisar todos os torneios administrados pelas duas entidades por seis semanas.
Primeiro veio o cancelamento do ATP 1000 de Indian Wells cujo torneio classificatório (qualifying) que começaria na última segunda-feira (09/03). Preocupados com um caso de contaminação de um cidadão pelo coronavírus no Condado de Riverside, os organizadores não titubearam e de pronto anunciaram o cancelamento, surpreendendo inclusive alguns tenistas que já treinavam no local da competição.
Depois que a OMS – Organização Mundial de Saúde, elevou o surto para pandemia, foi a vez dos organizadores do ATP 1000 de Miami tomar a mesma decisão.
Em seguida, a ATP e a ITF resolveram paralisar todos os torneios administrados pela entidade até pelo menos até o dia 20 de abril. O retorno das competições só se dará quando a OMS informar que o risco de contaminação esteja controlado.
“Essa não é uma decisão fácil e representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que uma ação responsável era precisa nesse momento para preservar a saúde e a segurança de nossos jogadores, funcionários e a comunidade de tênis, além da saúde público por conta da pandemia global. Vamos continuar a monitorar cada dia e esperamos que o circuito retome quando a situação melhorar”, declarou Andrea Gaudenzi, presidente da ATP em nota oficial.
A decisão inclui eventos ATP Tour, ATP Challenger Tour, ITF World Tennis Tour (masculino e feminino), ITF World Tennis Tour Juniors, UNIQLO Wheelchair Tour, ITF Beach Tennis World Tour e ITF Seniors Tour.
Luiz Fernandes