
jmtreinamento@yahoo.com.br
A pandemia provocada pelo coronavírus – Covid19, afetou a rotina da maior parte da população mundial. No meio esportivo, inúmeros eventos, torneios e competições foram suspensos. A Federação Internacional de Tênis (ITF) suspendeu mais de 900 eventos da modalidade. No entanto, para não perder o condicionamento físico, planejado e construído ao longo de uma longa trajetória de treinamentos, os atletas não devem ficar parados.
Rafael Nadal, tenista espanhol, 2º do mundo, um dos países mais afetados pelo cenário atual, declarou estar treinando, porém, sem vontade diante dos fatos atuais.
Roger Federer, atual 4º do mundo que postou em sua rede social um vídeo treinando leve na neve declarou que é muito importante manter-se ativo.
O número 1 do mundo, Novak Djokovic, também postou um vídeo em que joga na sala de casa e diz que “a competição nunca para”.
Os exercícios realizados com o peso do corpo têm sido muito úteis para manutenção da condição física em tempos de confinamento, porém, é muito difícil que estes sejam suficientes para atender as especificidades desses atletas que em temporada competitiva treinam e jogam em volume e intensidade muito maiores e com muito mais recursos. No entanto, aqueles que seguirem tentando manter seus níveis de treinamento, certamente terá mais facilidade de adaptação param quando à temporada retomar a normalidade. Treine você também!
É inspirador ver os grandes atletas treinando, ainda que diante de um cenário mundial tão difícil!
Mesmo em tempos difíceis como esse que estamos vivendo é preciso se exercitar… Esses fenômenos do tênis estão dando exemplo, respeitando o isolamento e se mantendo ativos.