Londres/Inglaterra – O russo Daniil Medvedev, 24 anos, atual 4º do mundo, ficou marcado em 2019, pelos bons resultados, mas também pelas encrencas que causou em alguns eventos, entre eles o US Open, quando toda a torcida estava contra logo nas primeiras rodadas, mesmo assim, ele logrou chegar a decisão, enfrentando o espanhol Rafael Nadal, e por pouco não conquistou o seu primeiro título de Grand Slam. Veio 2020, e ele não reeditou as grandes exibições do ano anterior, e a pandemia do Covic-19, encurtou a temporada.
No US Open, ele caiu na semifinal diante do austríaco Dominic Thiem, mas foi no ATP Masters 1000 de Paris que o russo reeditou seus melhores resultados. Venceu a competição e chegou a ATP Finals, caiu em um grupo com Djokovic, Zverev e Schwartzman, venceu todos. Na semifinal, encarou Nadal, venceu de virada e chegou a sua primeira final na competição. Na decisão, novamente venceu de virada, e chegou ao título inédito, entrando para a história do torneio.
Antes Medvedev, somente três outros jogadores conseguiram superar os 3 melhores do mundo em uma competição.
O argentino David Nalbandián em 2007, na campanha rumo ao título no ATP de Madri, superou na época, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
O sérvio, também em 2007, para conquistar o título do ATP do Canadá, disputado em Montréal, venceu Federer, Nadal e Andy Roddick.
Em 1994, o alemão Boris Becker, venceu o ATP de Estocolmo, vencendo Pete Sampras, Goran Ivanisevic e Michael Stich.
Luiz Fernandes