Campinas/SP – O sorteio da chave principal do Campeonato Internacional de Tênis colocou brasileiros diante de argentinos em quatro jogos e reservou um reencontro entre Orlando Luz e Matheus Pucinelli. O paulista, que jogará em casa na Sociedade Hípica de Campinas, levou a melhor sobre o gaúcho na última quinta-feira, nas oitavas de final em São Paulo.
“Jogar duas vezes (contra o mesmo adversário) em cinco dias é até um privilégio, porque você sabe o que fez de errado, a gente assiste ao jogo e, obviamente, vou tentar mudar algumas coisas para ter sucesso aqui”, antecipa Luz, atual número 8 do Brasil e 315 do mundo. “O nosso jogo foi bem equilibrado, ele jogou bem nos momentos importantes e acabou saindo com a vitória. No ano passado eu tive um ótimo resultado aqui, campeão de duplas e oitavas de simples, e me sinto confiante”.
Em busca de pontos no ranking mundial no último torneio da temporada, o gaúcho de 22 anos lamenta o ano difícil no circuito enquanto aguarda o calendário para o início de 2021.
“Acho que todo mundo sofreu. Eu gosto de jogar muitos torneios e pego ritmo ao longo da temporada, então eu senti bastante. Por conta do calendário, tive que jogar alguns torneios que não eram os mais favoráveis para mim, como em quadra rápida e coberta na França. A gente tinha que viajar para os lugares que a gente podia, não para onde a gente queria. Pelo menos eu consegui manter o meu ranking, perto de 310, mas obviamente eu quero subir. Vou tentar usar este torneio para fazer uma boa semana”, acrescenta. A estreia contra Pucinelli no ATP Challenger de Campinas ainda não tem data marcada.
BRASIL X ARGENTINA NA CHAVE PRINCIPAL
Países com mais representantes na chave, Brasil e Argentina irão protagonizar quatro duelos na primeira rodada. O mineiro João Menezes, número 3 do país, inicia campanha diante do atual vice-campeão, Juan Pablo Ficovich, 205º da ATP. O gaúcho Guilherme Clezar, campeão em Campinas há sete anos, mede forças com Facundo Mena, tendo vencido o único confronto entre eles, em 2019.
O paulista Pedro Sakamoto e o pernambucano João Lucas Reis terão cabeças de chave pela frente. Sakamoto, número 7 do Brasil, enfrenta Francisco Cerundolo, 7º pré-classificado, enquanto o convidado pernambucano encara Facundo Bagnis, cabeça 3 e campeão em Campinas em 2016.
Único brasileiro entre os principais favoritos, Thiago Wild inicia a caminhada em Campinas diante do chileno Alejandro Tabilo. No único encontro entre eles, há três meses, o paranaense levou a melhor em Aix en Provence. Thomaz Bellucci, Felipe Meligeni e Oscar Gutierrez conhecerão seus adversários apenas neste domingo, com a definição do qualificatório.
BRASILEIROS NÃO AVANÇAM NO QUALIFYING
Os jovens brasileiros que entraram em quadra neste sábado não conseguiram avançar à rodada final do qualifying diante de favoritos. Igor Marcondes foi superado pelo holandês Jelle Sels, por 7/5 6/4, e Matheus Bueres caiu diante do argentino Juan Manuel Cerundolo, por 6/1 6/3. No encerramento da rodada, o gaúcho Eduardo Ribeiro caiu para o espanhol Carlos Gomez-Herrera, com parciais de 6/3 7/5.
RESULTADOS DE SÁBADO
Qualifying – 1ª rodada
[1] S. Baez (ARG) d. [Alt] G. Olivieri (ARG) 6/3 6/3
Velotti (ARG) d. [2] C. Lindell (SUE) 7/5 6/3
[3] K. Uchida (JAP) d. D. Hidalgo (EQU) 3/6 6/2 6/3
[4] J. Sels (HOL) d. [WC] I. Marcondes (BRA) 7/5 6/4
[5] J. M. Cerundolo (ARG) d. [WC] M. Bueres (BRA) 6/1 6/3
[6] N. Alvarez (PER) d. A. Dougaz (TUN) 3/6 6/4 6/4
Ugo Carabelli (ARG) d. [7] F. Arguello (ARG) 6/2 6/3
[8] C. Gomez-Herrera (ESP) d. [WC] E. Ribeiro (BRA) 6/3 7/5
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO
Qualifying – Rodada final
QUADRA CENTRAL JOÃO LIMA – 11h
[1] S. Baez (ARG) vs [5] J. M. Cerundolo (ARG)
Não antes de 13h
Velotti (ARG) vs [8] C. Gomez-Herrera (ESP)
QUADRA 3 – 12h
[3] K. Uchida (JAP) vs C. Ugo Carabelli (ARG)
QUADRA 4 – 12h
[4] J. Sels (HOL) vs [6] N. Alvarez (PER)