Miami/EUA – João Menezes entra em quadra nesta segunda-feira (22) para a estreia no qualifying do Masters 1000 de Miami, em piso duro, na Flórida (EUA). O mineiro vai em busca da vitória, no primeiro passo na conquista da vaga na chave principal para jogar o maior torneio de sua carreira. Em fevereiro, Menezes disputou pela primeira vez uma partida em nível ATP, ao “furar” o quali e parar na rodada inicial do ATP 250 de Córdoba, na Argentina. O quali de Miami terá a rodada decisiva nesta terça-feira (23) e o torneio será realizado a partir desta quarta-feira (24) e até o dia 4 de abril.
Menezes – número 3 do Brasil e 201 do mundo – terá como adversário o italiano Paolo Lorenzi, 39 anos – cabeça de chave 14 do quali e número 157 do mundo. Jogo será por volta das 14h (horário de Brasília). São necessárias duas vitórias para garantir vaga na chave principal. O mineiro chega aos Estados Unidos após uma gira sul-americana por Chile e Argentina, no saibro, com torneios ATP 250 e Challenger. Desde a quinta-feira (18) em Miami, treinou forte para a disputa.
“Terminei a gira feliz por sentir que estou voltando a jogar bem, voltando a me encontrar. E muito contente por ter entrado no quali aqui em Miami, com foco total agora nesta primeira partida”, afirma Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.
Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.