Heilbronn/Alemanha – Após 3h11min de muita disputa, João Menezes avançou nesta terça-feira (11) para as oitavas de final do Challenger de Heilbronn, na Alemanha. Um jogo em que Menezes foi em busca de reação e superação em vários momentos para conquistar a primeira vitória no saibro alemão. O tenista mineiro marcou 2 sets a 1, parciais de 7/6 (8-6), 2/6 e 7/5, diante do turco Ergin Kirkin (402 do ranking), vindo do quali. Menezes entrou no torneio como lucky loser e, agora, busca vaga nas quartas de final diante do cabeça de chave 2, o alemão Yannick Hanfmann (95 do mundo), que derrotou o holandês Tallon Griekspoor (130 do ranking) por 6/0 e 6/4.
“Que jogo duro. Corri muito, fiz tudo o que podia dentro da quadra. Acho que no final do terceiro set foi o único momento em que senti que joguei melhor do que ele. Foram várias viradas, tanto para um como para outro. Estou muito feliz. Vamos para a próxima agora”, analisou João Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.
O primeiro set não teve quebras de serviço e a definição foi para o tie-break. Menezes chegou a salvar um set point, evitando o break, quando Kirkin vencia por 5/4. E, no tie-break, buscou a reação salvando mais três set points: perdia por 6/3 e fez cinco pontos seguidos para virar e vencer por 8/6, fechando em 7/6 (8-6). Veio o segundo e o adversário quebrou duas vezes para ganhar por 6/2 e levar o jogo para o terceiro set.
No terceiro set, o turco iniciou quebrando logo no primeiro game. Menezes devolveu no sexto, deixando tudo igual, mas com nova quebra, Kirkin passou à frente mais uma vez. O adversário sacou para fechar no nono game, no 5/4, quando o mineiro devolveu novamente a quebra, confirmou seu serviço em seguida, para fazer 6/5, e de novo, com um break, fechar em 7/5, depois de uma verdadeira batalha de mais de três horas.