Paris/França – O suíço Roger Federer, 8º do mundo, estreia nesta segunda-feira em Roland Garros.
Ausente da principal competição de saibro nos últimos dois anos, o suíço deixou claro que a sua prioridade é ganhar confiança e ritmo de jogo para a temporada de grama.
Federer vai encarar por volta das 11h (Brasília), o uzbeque Denis Istomin, 204º. Este será o oitavo confronto entre eles. Nos duelos anteriores, o suíço manteve a invencibilidade.
“Sou realista por saber que não vou vencer Roland Garros, e quem pensou que eu iria ou poderia vencer está errado”, disse o suíço, que na atual temporada disputou apenas duas competições (Doha e Genebra).
Federer ficou mais de um ano fora das competições devido a duas cirurgias no joelho direito, e precisou de um longo processo de recuperação.
“É claro que coisas mais loucas podem acontecer, mas eu não tenho tanta certeza se nos últimos 50 anos apareceu algum jogador de 40 anos, e que ficou um ano e meio e sem jogar, que acabou ganhando o torneio”, disse o suiço que em agosto completa 40 anos.
Jogando em Genebra há duas semanas, Federer foi derrotado pelo espanhol Pablo Andujar, o suíço lembrou que naquela ocasião estava fazendo bons treinos no saibro.
“Sinto que nos treinos eu tenho jogado melhor. Mas, como sabemos, o jogo é uma coisa bem diferente”.
Luiz Fernandes