Paris/França – A tcheca Barbora Krejcikova, 33ª do mundo, venceu neste sábado, a russa Anastasya Pavlychenkova, 34ª, e conquistou o título de Roland Garros.
Em duelo tenso, que teve 1h56min de duração, Krejcikova marcou 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 6/4.
Krejcikova prestou homenagem à sua falecida treinadora Jana Novotna, que faleceu após uma batalha contra o câncer aos 49 anos em novembro de 2017.
“Não acredito no que acabou de acontecer, não acredito que realmente ganhei um Grand Slam”, disse krejcikova emocionado na quadra. “Eu estava passando por um momento muito difícil quando Jana estava falecendo, eu estava na maior parte do tempo ela, e eu realmente queria experimentar isso porque eu pensei que isso só ia me fazer muito forte. Basicamente suas últimas palavras foram: “Apenas aproveite e tente ganhar um Grand Slam. Eu sei que de algum lugar ela está cuidando de mim e tudo isso, o que aconteceu nessas duas semanas é porque ela está apenas cuidando de mim provavelmente e eu só quero realmente agradecê-la. “É incrível que eu tive a chance de conhecê-la e que ela foi uma inspiração para mim. Eu realmente sinto falta dela, mas espero que ela esteja feliz agora e estou extremamente feliz.”
Sexta tenista de seu país a chegar à decisão em Paris, Krejcikova foi a segunda a sair com o título em Paris, igualando o feito de Hana Madlikova campeã em 1981.
Com os pontos conquistados pelo título, a tcheca vai subir para a 15ª posição, melhor marca individual até o momento. Ela também está na final de duplas atuando com a sua compatriota Katerina Siniakova.
Luiz Fernandes