Nova Iorque/EUA – A britânica Emma Raducanu, 18 anos, e 150ª do mundo, venceu no inicio da noite deste sábado, a canadense Leylah Fernandez, 19, 73ª, e conquistou o título do US Open, último evento de Grand Slam da temporada.
Vinda do classificatório, Raducanu que não cedeu um único sets a suas rivais na competição, em duelo que teve 1h55min, marcou 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3.
Raducanu que é filha de pais romeno e mãe chinesa, nasceu no Canadá em 2002, porém sua família, quando ela
tinha apenas dois anos, mudou-se para Londres. Começou a jogar tênis na Inglaterra. Ela é a tenista mais jovem, desde Maria Sharapova que conquistou Wimbledon em 2004.
A britânica também se tornou a primeira qualifier a vencer um Major, e também tornou-se a campeã com menor número de participações em eventos de Grand Slam, há dois meses, ela debutou em Wimbledon, chegando as oitavas de finais, abandonando a competição com problemas respiratórios, que depois de ter sido acometida por uma crise de ansiedade.
Desde 1977, uma britânica não conquistava um título de Grand Slam, naquele ano, Virginia Wade, que estava hoje na tribuna de honra, levantou o título do US Open.
Na próxima semana, Raducanu vai saltar para o 24º posto no ranking da WTA, ultrapassando a sua compatriota Johanna Konta como a britânica melhor colocada.
Já Fernandez que fez uma campanha primorosa em Nova Iorque, será a 27ª no ranking, ela não conseguiu nesta edição a sua compatriota Bianca Andreescu que conquistou o título em 2019.
A Campeã faturou US$ 2,5 milhões, além de 2 mil pontos no ranking mundial da WTA. Já a vice-campeã recebe US$ 1,25 milhão e 1.300 pontos no ranking
Luiz Fernandes