Piracicaba/SP – A Copa Feminina de Tênis coroou neste domingo um recomeço perfeito na carreira da italiana Miriana Tona. Depois de abandonar o esporte e passar quase três anos sem disputar um torneio profissional, a jogadora de 26 anos sagrou-se campeã logo em seu primeiro ITF World Tennis Tour, em Piracicaba.
O torneio, patrocinado pelo Santander Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, conta com a chancela da Federação Internacional de Tênis e distribui premiação de US$ 15 mil.
Pelo título, Miriana ganhará 10 pontos e voltará ao ranking mundial, já que estava fora da lista da WTA pelo tempo distante das competições. A italiana tinha como melhor resultado na “primeira carreira” a semifinal, alcançada em seis ocasiões. Quando decidiu se afastar das quadras até reencontrar o prazer de jogar tênis, ela estava com seu melhor ranking (677ª), ao final de 2018.
“É inacreditável, não consigo explicar meu sentimento agora, estou muito feliz”, disse a italiana, que ainda na primeira rodada no interior paulista salvou três match-points. Ao longo da semana, mostrou cada vez mais consistência e não cedeu mais que três games em nenhuma partida.
A decisão contra a alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, começou com games longos e três quebras de saque seguidas. Aos poucos, a maior variação da italiana, com slices e deixadinhas, e as recorrentes duplas faltas da alemã deixaram a situação confortável para Miriana. No segundo set, a italiana salvou dois break points no game inicial, mas rapidamente abriu 3/0 e não deu chances de reação para a adversária, fechando por 6/1 6/2, em 1h23.
“Esse título é inesperado. É meu primeiro torneio em quase três anos e mesmo estando longe do circuito por tanto tempo acho que estou jogando o meu melhor tênis. É muito especial para mim. Quero agradecer à organização, a todos que vieram torcer durante a semana e também à minha mãe e aos meus dois treinadores”, complementou a campeã.
O resultado deste domingo colocou fim a uma sequência de nove vitórias da alemã e impediu seu segundo título consecutivo no circuito. Luisa vive seu melhor momento no ranking mundial (852ª) e deverá subir cerca de 50 posições quando os 6 pontos pelo vice-campeonato forem computados na WTA.
A Copa Feminina de Tênis foi o segundo de uma série de cinco eventos internacionais que contam com o patrocínio do Santander Brasil. A gira teve início com o torneio masculino na cidade de Recife, em setembro, e os homens voltam à ação daqui duas semanas, em Brasília. O tradicional Campeonato Internacional de Tênis, ATP Challenger em Campinas, será realizado entre 15 e 21 de novembro e o encerramento da gira será em Curitiba, em nova etapa da Copa Feminina de Tênis.
CAMPANHA DO TÍTULO NA COPA FEMININA DE TÊNIS – PIRACICABA (SP):
Primeira rodada: d. [5] Solana Sierra (ARG) 4/6 6/4 7/6(4)
Oitavas de final: d. Ana Candiotto (BRA) 6/3 6/0
Quartas de final: d. Fernanda Astete (CHI) 6/1 6/1
Semifinal: d. [4] Sabastiani Leon (EUA) 6/1 6/2
Final: d. [3] Luisa Heide (ALE) 6/1 6/2