Rio do Sul (SC) – O Circuito Dove Men+Care La Legión atrai tenistas de várias partes do mundo ao Brasil na luta pelos pontos do ITF M/W 25, que terá o início da chave principal às 9h desta terça-feira. A primeira edição do evento em território nacional é realizada em Rio do Sul (SC), com a presença de tenistas de 11 nacionalidades, no Esporte Clube Concórdia.
Anfitriões do evento, os brasileiros são maioria na competição. Entre os atletas presentes no interior catarinense está a paulista Laura Pigossi, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre as estrengeiras, destaque para a húngara Panna Udvardy, 138ª melhor na classificação da WTA, e para a chilena Daniela Seguel (234ª), cabeças de chave 1 e 2 do torneio. Na categoria masculina, o cabeça de chave número 1 é o brasiliense Gilbert Klier Júnior (475º na ATP), e Mateus Alves (493º) é o segundo cabeça de chave.
Além dos brasileiros, estão inscritos na chave principal tenistas de Argentina, Uruguai, Portugal, Hungria, Estados Unidos, Malásia, Chile, Alemanhã, Itália e Portugal. A competição vale pontos nos rankings da ATP e da WTA e tem premiação total de 25 mil dólares em cada naipe.
Brasileiros aproveitam oportunidade no qualifying
Entre domingo e segunda-feira foram disputadas as chaves de qualifying do torneio, em que os tenistas com menos pontos no ranking têm a oportunidade de tentar entrar na chave principal. Na chave masculina, os brasileiros ficaram as oito vagas distribuídas. Entre as mulheres, foram cinco atletas nacionais que se classificaram.
Um dos destaques do qualifying foi o gaúcho Marcelo Zormann, de 25 anos. Campeão juvenil de duplas em Wimbledon em 2014, o tenista está retomando a carreira no circuito profissional e entrou na chave principal do ITF M/W25 DE Rio do Sul após vencer Augusto de Andrade por 6/4 e 6/0 nesta segunda. A estreia de Zormann na chave principal será na quarta-feira, contra Enrique Bogo.
SporTV transmitirá as semifinais e finais
O evento de Rio do Sul contará com transmissão ao vivo das semifinais e das finais, tanto na chave feminina quanto na masculina. A transmissão será pelo SporTV 3, com as semifinais previstas para iniciar às 9h de sábado (23), e as decisões a partir das 12h de domingo (24).
Série de torneios esquenta o calendário nacional
A série de eventos Dove Men+Care La Legión contemplará dois Challengers 80 da ATP e dois ITF M/W 25. Estes torneios distribuirão mais de US$ 200 mil em premiação, o equivalente a mais de R$ 1 milhão na cotação atual. Depois da etapa de Rio do Sul (SC), está previsto outro ITF M/W 25, em Goiânia (GO), na semana de 8 de novembro. Encerram o circuito duas etapas de Challengers 80: em São Paulo, a partir de 29 de novembro; e Florianópolis, na semana de 6 de dezembro.
Outros dois torneios serão realizados pela Confederação Brasileira de Tênis neste período. Na semana de 22 de novembro, Brasília (DF) recebe o Aberto da República, evento que irá compilar duas importantes competições: o Challenger 80 para a chave masculina, e um ITF W60, com premiação de 60 mil dólares, para as mulheres.
Programação de terça-feira (19)
9h
Gabriela Cé (BRA) vs. Mariana Borges (BRA)
Brittany Collens (USA) vs. Elsa Wan (MAS)
Fernanda Astete (CHI) vs. Barbara Gatica (CHI)
Sofia Mendonça (BRA) vs. Vivian Toma (BRA)
Jazmin Ortenzi (ARG) vs. Susan Doldan (PAR)
Não antes das 10h
João Nusdeo (BRA) vs. José Pereira (BRA)
Franco Roncadelli (URU) vs. Christian Oliveira (BRA)
Solana Sierra (ARG) vs. Tara Malik (USA)
Matheus Bueres (BRA) vs. Ignacio Carou (URU)
Bruno Fernandez (BRA) vs. Gustavo Heide (BRA)
Não antes das 11h30
João Schiessl (BRA) vs. Mateus Alves (BRA)