O ano de 2022 começa com uma grande notícia para o esporte gaúcho e ainda mais especificamente de São Leopoldo. Em novembro, a cidade voltará a receber um evento esportivo com porte internacional: o São Léo Open de Tênis.
A competição, que foi realizada entre 2003 e 2012, está confirmada e se trata do principal evento esportivo da história de São Leopoldo. Para a edição deste ano, a organização vai trazer um modelo de torneio Future, onde geralmente “nascem” os principais atletas que se projetam para a elite do tênis mundial.
O torneio foi considerado o melhor Future do Brasil por 3 anos consecutivos, em duas votações diferentes, uma da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e outras duas pela Revista Tênis Brasil. O São Léo Open contará pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Em sua última edição, o argentino Horácio Zeballos foi o grande vencedor, vencendo o chileno Paul Capdeville. Para se ter uma dimensão do que está por vir no nosso Estado, poucas semanas depois da grande final do São Léo Open, o mesmo Zeballos derrotou ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal na decisão do ATP de Viña del Mar no Chile.
Além da grande expressão de um torneio internacional, o São Léo Open também contemplará um projeto social integrado que oferecerá aulas de tênis gratuitas para 80 crianças do contraturno de escolas públicas no São Leopoldo Tênis Clube, a partir de abril deste ano.
Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo, falou sobre a importância da cidade receber um evento deste porte. “A retomada da realização de um torneio internacional de Tênis, em São Leopoldo, reabre um espaço importantíssimo para projetar nossa cidade para o mundo. Além de sermos uma cidade que enfrenta a crise criando oportunidades e empregos, dinamizando nossa economia, combatendo a pobreza e a desigualdade social, garantindo a cidadania, também somos uma comunidade que sabe apostar no esporte como um instrumento de divulgação e afirmação de nossa capacidade de realização. Este torneio demonstra bem isso: uma realização Capilé que se projeta internacionalmente. Desejamos e trabalharemos para isto, enquanto poder público, que este esporte possa se tornar, no futuro imediato, mais um importante elemento de política pública para a inclusão social de jovens da periferia. Parabéns à Quadra Eventos, à ALEC e ao São Leopoldo Tênis Clube pela retomada deste evento de tão grandes proporções na nossa cidade”.
O diretor da Quadra Eventos, José Carlos Ferreira Júnior, comemorou o retorno do São Léo Open. “Estamos muito felizes com a volta do São Leo Open, agora para ficar, e agradecemos a confiança da Stihl, uma grande parceira tradicional do esporte gaúcho. Temos certeza de que um projeto como este, que além de tudo levará a prática do tênis para quase 100 crianças de escolas públicas a partir de Abril, será marcante para a comunidade gaúcha e de São Leopoldo mais especificamente.”
Diego Machado, presidente do São Leopoldo Tênis Clube, garantiu que o evento será inesquecível e fará história no clube. “Para nós do SLTC voltar a sediar um evento internacional, 10 anos após sua última edição, é a realização de um sonho e a coroação do trabalho realizado nos últimos tempos. Será um grande torneio, e que terá uma excelente estrutura para os atletas, seus staff e espectadores. A comunidade leopoldense e todos que puderem prestigiar, terão a oportunidade de ver de perto uma competição de alto nível e se orgulhar de estarmos, novamente, no mapa do tênis mundial”.
O São Léo Open de Tênis tem o patrocínio principal da Stihl, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e a promoção da Quadra Eventos. O apoio é da Prefeitura Municipal.
Confira todos os vencedores da competição:
Edições Nacionais
2003 – André Ghem/RS – Vice Litos Zwetsch/RS
2004 – Lucas Engel/RS – Vice Hector Silva/RS
2005 – André Ghem/RS – Vice Caio Zampieri/SP
FUTURE:
2006 – Franco Ferreiro/BRA – Vice Francesco Piccari/ITA
2007 – Franco Ferreiro/BRA – Vice Artem Smirnoff/UKR
2008 – Caio Zampieri/BRA – Vice Eric Nuñez/EUA
2009 – Alexandre Bonato/BRA – Vice Juan Pàblo Amado/ARG
2010 – Rafael Camilo/BRA – Vice Ivo Klec/SVK
CHALLENGER:
2011 – Leonardo Mayer/ARG – Vice Nikola Cirik/SRV
2012 – Horácio Zeballos/ARG – Vice Paul Capdeville/CHI