18 de maio de 2022
Tênis Virtual
  • Home
  • Resultados
  • Calendário
  • Ranking
  • Regras
  • Tênis na TV
  • Seniors
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Resultados
  • Calendário
  • Ranking
  • Regras
  • Tênis na TV
  • Seniors
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tênis Virtual
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sabrina Giusto - Colunista TV

Pais de tenistas

by Sabrina Giusto

por Sabrina Giusto
18 de março de 2022
em Sabrina Giusto - Colunista TV
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter
Foto: Divulgação

A cada competição de tênis que acompanho nossas crianças e adolescentes, fica mais evidente que os fatores extra quadra, principalmente os “comportamentais”, nos quais os pais estão ligados diretamente, estão deixando a “gurizada” menos preparada para o jogo e, consequentemente, para a vida.

Já faz alguns anos que o tênis de “alto rendimento”, não está mais tão presente nos clubes (com algumas exceções), até porque, na minha opinião, o papel do clube é incluir as crianças para o esporte e proporcionar a melhor formação possível, mas deixarei este tema para outro momento, pois o tênis ou qualquer esporte de competição em alto nível demanda valores em dinheiro altíssimos para pouquíssimos atletas. Sendo assim, o tênis competitivo está majoritariamente em academias privadas e treinadores particulares, que cobram, claro que sim, é trabalho, para acompanhar o atleta que decidiu competir (ou os pais decidiram por ele) nos torneios de todos os tamanhos e tipos. Dentro deste cenário, atualmente observamos muitos pais em competições, uma realidade que na minha época era diferente, onde o tênis estava apenas em clubes e viajávamos muitas vezes entre 20, 30 tenistas e somente um professor cuidando de todos.

Existem pais de todos os tipos, alguns mais intensos, outros menos, ambos para o lado bom quanto para o não tão bom assim. Abaixo alguns perfis  que os atletas, árbitros, organização, preparadores físicos, treinadores e público em geral, estão convivendo nos eventos:

– Pais que não são do meio esportivo, não entendem da competição ou do esporte, mas ficam felizes por que o filho está inserido em um ambiente saudável, adquirindo habilidades que o ajudarão na sua formação para a vida.

– Pais que não jogam tênis ou jogam apenas socialmente, gostam do esporte, olham vídeos na internet, buscam toda e qualquer informação nas redes, viram autodidatas, convictos do que é o melhor para o seu filho. Decidem e manejam competições e treinos, muitas vezes sem consultar o próprio treinador do jovem. Este tipo de pai é bastante tóxico, pois sentir aquele nervoso na barriga de encontrar-se numa situação tensa dentro da quadra, não foi vivenciada por ele.

– Pais que possuem a percepção clara da competência do que o filho consegue realizar e visualizam até aonde poderá chegar e suas limitações, tanto em desempenho quanto em ranking e pais que ao contrário, não possuem esta percepção, consequentemente, não conseguem ver pequenos aspectos que impedirão um desenvolvimento maior do filho no esporte. Ex: Tiques nervosos, organização pessoal, dificuldade motora básica, etc.

– Pais que já competiram em esportes individuais – porque se falarmos em equipe é outra realidade – sabe das dificuldades e levam os filhos numa ‘vibe” saudável e ainda os que competiram e não aceitam do filho nada menos do que eles próprios alcançaram.

Resumindo, não existe um padrão único de pais de tenistas, mas um fato todos têm em comum: o amor pelos filhos! Amor este muito mais passional do que racional, e que pode ajudar muito nossos tenistas.

Aqui vai o meu questionamento e até sugestão: não seria mais saudável os pais escolherem apenas algumas competições para acompanharem os filhos? Não seria melhor para promover a autonomia do atleta? Deixar que andem sozinhos, arrumem e carreguem seus pertences, que tenham responsabilidade para cuidar e prestar contas do dinheiro, sofrer as consequências de escolhas e atitudes inadequadas e de maneira alguma aceitar comportamentos não condizentes, conversar com outros treinadores e “filtrar” o que realmente é importante, saber e procurar aprender as regras do tênis, evitando assim possíveis punições ao filho, buscar entender os regulamentos de cada órgão do esporte e seus eventos.

Finalizando, o tênis não é uma ciência exata, não se soma “20 pontos + 20 pontos = 1º do ranking. O processo é longo, difícil, é para poucos e se não for prazeroso, certamente também será curto.

Com carinho, de uma mãe e ex-tenista profissional para todos os pais de tenistas!

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Notícia Anterior

Fritz vence Kecmanovic e volta a semifinal em IW

Próxima Notícia

Swiatek supera Halep e decide o título em IW

Notícias Relacionadas

Sabrina Giusto - Colunista TV

Em que momento vem a decisão de ser tenista profissional

8 de março de 2021
Sabrina Giusto
Sabrina Giusto - Colunista TV

Iniciação ao tênis para crianças de 4 a 6 anos

27 de maio de 2020
Sabrina Giusto
Sabrina Giusto - Colunista TV

Sabrina Giusto

27 de maio de 2020
Próxima Notícia
Swiatek supera Halep e decide o título em IW

Swiatek supera Halep e decide o título em IW

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
  • Feijão brilha na final, atinge 10 vitórias seguidas e é campeão do IS Open

    Brasileiros saem do ranking da ATP em 2019

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brasil é o país com mais tenistas no top 50 do ranking mundial juvenil da ITF, com sete representantes

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • FPT presta condolências à família de Lucas Homem Gomes

    316 shares
    Compartilhar 316 Tweet 0
  • Tenis perde Sérgio Sarli

    2 shares
    Compartilhar 2 Tweet 0
  • Alunos do Projeto Oportunidade ganham bolsas para estudar e jogar tênis nos EUA

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
PUBLICIDADE

Sobre nós

O Grupo Tênis Virtual desenvolve soluções de publicidade digital e gráfica para clientes de todos os segmentos trabalhando de forma integrada em consultoria e planejamento estratégico.
Nossas soluções possibilitam maior oportunidade de negócios com a melhor relação custo-benefício do mercado!

Institucional

  • Sobre nós
  • Políticas de Cookies e Privacidade
  • Contato

Parcerias

  • Andujar Press
  • De Zotti
  • Maurício Ronaldo
  • ProjetoWimBelemDon
  • Seniors Brasil

Copyright © 2021 Tênis Virtual. Todos os direitos reservados.

Políticas de Cookies e Privacidade

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Resultados
  • Calendário
  • Ranking
  • Regras
  • Tênis na TV
  • Seniors
  • Contato

Copyright © 2020 Tênis Virtual. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d blogueiros gostam disto: