Indian Wells/EUA – O norte-americano Taylor Fritz, 20º do mundo, surpreendeu neste domingo na decisão do Masters 1000 de Indian Wells, o espanhol Rafael Nadal, 5º, e conquistou o seu primeiro título ATP 1000.

Dúvida para o jogo, Fritz que na semifinal diante do russo Andrey Rublev sentiu uma contusão no tornozelo direito, duas horas antes da decisão, chegou uma informação que o norte-americano havia interrompido o aquecimento. Mas Fritz entrou em quadra e fez um duelo bem parelho com Nadal, e após 2h06min, marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6(5).
Este foi apenas o segundo título de Fritz no circuito profissional, com os pontos conquistados, nesta segunda-feira, ele vai ascender ao 13º posto no ranking, sua melhor posição até o momento.
O norte-americano quebrou um longo jejum para os norte-americanos. Desde 2001, quando Andre Agassi venceu em Indian Wells, um tenista da casa não conquistava um título na competição.
Fritz vem de uma família de tenistas, sua mãe Kathy May Fritz foi top 10, já o seu pai Guy Henry Fritz, também foi tenista profissional, e em 2016, foi nomeado treinador de desenvolvimento olímpico dos EUA.
O norte-americano quebrou uma série invicta de Nadal em 2022, o espanhol venceu 20 partidas consecutivas, conquistando os títulos do ATP 250 de Melbourne, o AUS Open e o Masters 500 de Acapulco.
Com a derrota, o espanhol agora continua com 36 títulos Masters 1000, um a menos que Novak Djokovic, porém o espanhol vai assumir na próxima segunda-feira o 3º posto no ranking, ultrapassando o alemão Alexander Zverev.
Luiz Fernandes