Uberlândia (MG) – Depois de dois anos sem ser realizado por causa da pandemia da Covid-19, o Campeonato Brasileiro e a Copa das Federações, dois dos principais torneios infantojuvenis do calendário do tênis nacional, estão de volta ao Praia Clube, em Uberlândia.
O Brasileirão teve início, neste sábado, com as disputas de 83 jogos da chave GA das categorias 12, 14 e 16 anos masculino. Neste domingo entram em quadra também os 18 anos masculino e o Tennis Kids, com previsão de 69 jogos. As categorias femininas começam na segunda-feira.
“O Brasileirão e a Copa das Federações vêm para consolidar essa retomada, reunindo em um mês de férias um número expressivo de inscritos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino, além do Tennis Kids. O Brasileirão é o principal torneio infantojuvenil da CBT, com a maior pontuação (GA+), que é um grande atrativo para os atletas. E a Copa das Federações, disputado por equipes, reunirá esse ano 17 federações”, destacou Aristides Barcellos, diretor dos torneios e vice-presidente da CBT.
A chave GA será disputada até dia 21 (quinta-feira), seguida pela Copa das Federações entre 22 e 27 de julho. A disputa da chave GA+ (a de maior graduação) começa no dia 26 e vai até o dia 31.
O Brasileirão é um dos maiores torneios infantojuvenis do país, com a participação de 673 atletas na edição deste ano. O torneio conta com pontuação GA e GA+, que são as que mais distribuem pontos para os atletas no ranking nacional.
Já a Copa das Federações é um tradicional evento por equipes, em que os estados se enfrentam nos moldes da Copa Davis e a Billie Jean King Cup.