Newport – De virada, salvando match point, o mineiro Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen estão na final do ATP 250 de Newport, nos Estados Unidos. A dupla – cabeça de chave número 1 – derrotou, na semifinal, neste sábado (16), os norte-americanos Robert Galloway e Alex Lawson por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 11-9, em 1h16min. E, neste domingo (17), decide o título diante de outra parceria da casa, os cabeças 4, William Blumberg e Steve Johnson, no torneio que encerra a temporada de grama. Será a 68ª final da carreira de Melo, a terceira nesta temporada 2022, em busca da primeira conquista no ano. O mineiro tem 35 títulos, 15 de ATP 250.
“Realmente um jogo muito duro hoje. Acho que a chave da partida foi mantermos a calma, mesmo não tendo começado muito bem. E termos aproveitado a primeira oportunidade no segundo set de passar à frente e depois jogar o nosso melhor no match tie-break. Acreditamos até o final e conseguimos sair com a vitória, usando toda a nossa experiência. Agora é tentar jogar melhor amanhã (domingo) para conseguir esse título aqui”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio da Volvo, Head, Voss e Asics.
A vitória e a vaga na decisão vieram após um disputado match tie-break, em que Melo e Klaasen salvaram um match point, quando os adversários venciam por 9-8, e a partir daí, empataram viraram e quebraram para vencer por 11/9. Antes, cada dupla havia ganho um set, com um break. Galloway e Lawson fecharam o primeiro por 6/4, após conseguir a quebra no sétimo game. E Melo e Klaasen deixaram tudo igual no jogo, marcando 6/3, mantendo a vantagem conquistada com o break no quarto game.
Melo e Klaasen buscam seu terceiro título juntos, o primeiro nesta retomada da parceria. Em 2015, quando formaram dupla pela primeira vez, jogaram por duas semanas e conquistaram o Masters 1000 de Xangai, na China, e o ATP 500 de Tóquio, no Japão.
Newport é o quarto torneio de Melo e Klaasen nesse retorno, todos na grama. Antes, na Europa, chegaram à segunda rodada no Grand Slam, em Wimbledon, pararam na estreia no ATP 250 de Maiorca, na Espanha, e foram até a semifinal do ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, na Holanda.