São Leopoldo/RS – Há quase 20 anos atrás ele fazia história na recém nascida competição, em São Leopoldo. O ano era 2003, e as quadras do São Leopoldo Tênis Clube recebiam a primeira edição do São Léo Open. André Ghem, ex-tenista profissional e atualmente comentarista da ESPN, fazia história por ser o primeiro tenista a vencer a competição. Na final, Ghem venceu o também gaúcho Litos Zwetsch, em um jogo de alto nível. Além de vencer em 2003, o hamburguense repetiu o feito em 2005, um ano antes do torneio se tornar Future, quando acabou levando o título sobre o paulista Caio Zampieri.
“É uma grande notícia para o tênis gaúcho, uma competição muito tradicional. Tenho uma grande história no São Leopoldo Tênis Clube. Passei boa parte da minha carreira profissional treinando por lá. Tenho muito carinho, grandes lembranças do clube e também da competição, que eu ganhei em duas ocasiões. Estou muito feliz com o retorno do torneio e tenho certeza que será um evento imperdível”, disse André Ghem.
O São Léo Open é um dos torneios mais esperados de 2022 no Rio Grande do Sul. A competição se trata do principal evento esportivo da história da cidade e tem um peso importante por se tratar de uma competição internacional que contará pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). A presença de tenistas de destaque no Circuito mundial, também será um grande atrativo para o torneio, que terá as quadras do São Leopoldo Tênis Clube como palco, em novembro.