Sofia/Bulgaria – O brasileiro Rafael Matos, 35º do mundo, alcançou, neste sábado, sua primeira final de ATP no piso duro e coberto na carreira, ao alcançar a decisão do torneio ATP 250 de Sofia, na Bulgária, com premiação acima de 500 mil euros.
Matos e o parceiro espanhol David Vega derrotaram a dupla do monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zielinsky por 2 sets a 1 com parciais de 7/5 5/7 10/5 após 2h01min de duração: “Sabíamos que seria um jogo duro, eles estão em uma boa fase, vêm de título semana passada, nos derrotaram inclusive, jogaram bem e nós não. Hoje saímos quebra abaixo no primeiro set, recuperamos em um bom game e elevamos o nível, vencemos o primeiro set, tivemos chance no começo no segundo, eles melhoraram e levaram o set. Mantivemos bem de cabeça no super tie-break, conseguimos abrir 6 a 1 e mantivemos o saque. Foi um jogo bem duro, fomos bem taticamente em nossos games de game, devolução estava difícil, mas conseguimos”, disse Matos.
Este será a oitava final na carreira para Matos. Ele soma cinco títulos, quatro deles este ano, um com Felipe Meligeni em Santiago, no Chile, e três com Vega, em Marrakech, no Marrocos, Bastad, na Suécia, e na grama de Mallorca, na Espanha. Ainda foi finalista no saibro de Munique, na Alemanha.