Campinas/SP – Está tudo pronto para o início da 12ª edição do Campeonato Internacional de Tênis nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas. A chave de simples foi definida e já reserva um duelo brasileiro logo na primeira rodada. Neste domingo (2), o evento se inicia com disputa do qualifying que reserva seis vagas para o quadro principal. O torneio conta com o patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios. A entrada é gratuita ao público.
Como manda a tradição, o ATP Challenger de Campinas testemunhará uma chave equilibrada desde o primeiro dia. O alemão Daniel Altmaier, 96º do ranking da ATP, foi designado como cabeça de chave 1 e estreia contra adversário vindo do quali. Do outro lado, o peruano Juan Pablo Varillas, 100º do mundo e campeão na Hípica em 2019, faz seu primeiro jogo contra o português Gastão Elias, vencedor há cinco temporadas.
Semifinalista em 2020, o campineiro Felipe Meligeni Alves aparece como 6º favorito ao título e estreia diante do italiano Luciano Darderi. O atual 143º do ranking conta com o apoio da torcida na Hípica e tem chances de duelar com o também local Matheus Pucinelli nas oitavas de final.
O jovem de 21 anos estreia contra um qualifier e busca aproveitar o melhor momento de sua carreira. Há uma semana, Matheus foi vice-campeão do Challenger de Braga, em Portugal, e alcançou sua melhor classificação – a de 190º – no ranking da ATP.
Campeão das etapas de Recife e Brasília do Brasil Tennis Classic, em agosto, o gaúcho Eduardo Ribeiro tenta valer seu convite para a chave em Campinas em confronto caseiro com o paranaense Thiago Wild, que também recebeu wild card. Ex-top 110 e campeão do ATP 250 de Santiago há dois anos, Wild vem de ótimo resultado no Challenger de Buenos Aires, onde furou o qualifying e parou nas quartas de final.
Por fim, o experiente Daniel Dutra da Silva, em sua sétima participação em Campinas, duela contra o espanhol Por Martin Tiffon na estreia. Se confirmar na primeira partida, o paulista de 34 anos tem grandes chances de cruzar com Daniel Altmaier, principal favorito, para tentar superar seu melhor resultado na Hípica – as oitavas de final em 2013.
Neste domingo, a partir das 10h (horário de Brasília), o qualifying dá seu pontapé com 12 jogos. O Brasil será representado por 12 jogadores, com destaque para o alagoano José Pereira, em sua sexta participação no ATP Challenger de Campinas, o pernambucano João Lucas Reis e o paulista Mateus Alves, talentos da nova geração do país.
Confira a programação deste domingo do Campeonato Internacional de Tênis:
QUADRA JOÃO LIMA – A partir das 10h
José Pereira (BRA) [6] vs Enzo Camargo Lima (BRA)
Carlos Sanchez Jover (ESP) [4] vs Gabriel Tumasonis (BRA)
Gonzalo Villanueva (ARG) [1] vs Pedro Sakamoto (BRA)
Wilson Leite (BRA) vs João Lucas Reis (BRA) [9]
QUADRA 3 – A partir das 10h
Jakub Paul (SUI) vs Mateus Alves (BRA) [8]
Fernando Yamacita (BRA) vs Daniel Rincon (ESP) [11]
Facundo Juarez (ARG) vs Gabriel Sidney (BRA)
Nicolas Alvarez (PER) [2] vs Nicolas Zanellato (BRA)
QUADRA 4 – A partir das 10h
Mirko Martinez (SUI) vs [10] Remy Bertola (SUI) [10]
Juan Pablo Paz (ARG) [5] vs Marcelo Zormann (BRA)
Sean Cuenin (FRA) vs Jan Choinski (GBR) [12]
Orlando Luz (BRA) vs Giovanni Mpetshi Perricard (FRA) [7]