Itajai/SC – A 13ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis – ADK Juniors Cup terminou no último sábado sendo um sucesso não só esportivo, mas também econômico para a cidade de Itajaí (SC).
Se os atletas de 9 até 18 anos de dez países (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Japão, França e Estados Unidos) lutaram e buscaram seus melhores desempenhos nas quadras de saibro do torneio, fora delas os cerca de 1000 meninos e meninas acompanhados de seus treinadores, pais além do staff do torneio circularam pela cidade e geraram um impacto econômico de cerca de 10 milhões contabilizando passagens aéreas, almoço, janta e lanche no clube e pela cidade e hospedagem.
“A Copa Santa Catarina deixa um legado para os tenistas que buscam um lugar ao sol no circuito juvenil e como futuros profissionais, mas também gera números positivos para a cidade com cerca de 1000 pessoas circulando, 150 apartamentos duplos ocupados pelos hotéis por dez dias, 500 refeições com almoço, janta e lanches tanto no clube como fora e específico no torneio com consumo de 2.000 garrafas de água, 1.200 bolas utilizadas entre outros”, disse Ivan Kley, organizador do evento.
O evento é um celeiro de jovens talentos para o tênis brasileiro. Já passaram pela Copa Santa Catarina nomes como Bia Maia, hoje top 15 do mundo, Thiago Monteiro, entre os 65 melhores no profissional, além de Rafael Matos, 34º do mundo nas duplas, Matheus Pucinelli, João Menezes, Carol Meligeni, Orlando Luz, Marcelo Zormann, entre outros.
Este ano os campeões de simples no torneio mundial foram os paranaenses Gustavo de Almeida e Paola Dalmonico e nas duplas os atletas locais Victor Tosetto e Leonardo Bastos com a pernambucana Cecília Costa e a chilena Martina Pavissch.