Campinas/SP – Pela primeira vez em 12 edições, o Campeonato Internacional de Tênis vê um jogador vindo do qualifying se sagrar campeão do evento mais tradicional do Brasil no calendário mundial. O britânico Jan Choinski, 457º do ranking, surpreendeu a todos na Hípica e conquistou o maior resultado de sua carreira, colocando seu país na prateleira de vencedores. O ATP Challenger de Campinas conta com patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em premiação.
Aos 26 anos, Choinski já tem sua história preferida para contar em tantos anos de circuito profissional. Vindo da fase qualificatória, o jogador de 1,96m venceu sete partidas, derrotou dois favoritos e conquistou o ATP Challenger de Campinas de forma brilhante. Nesta segunda-feira, após a partida ser adiada por causa da chuva, o britânico desbancou o peruano Juan Pablo Varillas, 107º do mundo e campeão em 2019, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
A final foi adiada após Choinski vencer o 1º set por 6/4 ainda no último domingo (09). Na 2ª parcial, Varilas levava a melhor por 3/2 com quebra acima quando a chuva interrompeu o duelo. No retorno, já nesta segunda, o britânico reverteu a desvantagem logo no game inicial e equilibrou as ações até o 4/4 quando novamente o mau tempo interrompeu o jogo.
A organização decidiu, então, transferir a partida para uma quadra coberta na Arena Ace, em São Paulo. Em condições mais rápidas, Choinski manteve a postura agressiva e forçou a quebra decisiva no 10º game, fechando a partida. Um alívio para quem aguardou quase 24h para selar seu primeiro caneco em Challengers.
“Foi um jogo meio maluco. Eu me senti muito bem em quadra no começo da partida. Saquei muito bem ontem no 1º set e, de repente, o tempo mudou. Foi muito complicado me manter bem psicologicamente com toda essa espera, com cancelamento de jogo, volta à quadra, isso exige demais do nosso controle. Depois, viemos para a quadra coberta, onde me adaptei melhor às condições e felizmente pude fechar a partida em sets diretos”, avaliou Choinski.
Antes da decisão, o britânico já havia quebrado marcas em Campinas, pois nenhum qualifier chegara tão longe nas 11 edições anteriores. Por isso, o título no saibro campineiro, além de histórico, fará com que Choinski dê um enorme salto na próxima lista da ATP. A previsão é que avance mais de 150 posições, estacionando perto do top 300.
“Sempre sonhei em ganhar um Challenger. Anteriormente, em 2018, cheguei muito perto, perdi no 3º na final (em Meerbusch, na Alemanha). Conquistei 11 Futures, mas nosso principal objetivo da temporada era vencer um Challenger, o que alcançamos em nosso primeiro torneio na gira pela América do Sul. Agora é trabalhar até o fim da temporada para conseguir entrar no qualifying do Australian Open, em que esses pontos já vão nos deixam mais próximos”, completou o qualifier campeão em Campinas.
O que poucos sabem é que Choinski, contrariando a maioria dos britânicos, tem no saibro seu piso predileto. Em 2014, ainda como juvenil, ele disputou gira de torneios pela América do Sul que o ajudaram a entrar nos Grand Slams da modalidade. Naquela temporada, foi semifinalista do US Open, tendo batido, inclusive, o ex-top 10 Matteo Berrettini na chave.
Por dois anos, o britânico ficou afastado do circuito profissional por uma série de lesões. Choinski precisou operar o quadril, sofreu com dores no ombro por vários meses e ainda contraiu Covid-19 neste ínterim, atuando somente no âmbito de exibições.
SALDO POSITIVO
Ao longo da semana, o Campeonato Internacional de Tênis recebeu a visita de Eric Lamquet, diretor do circuito de ATP Challengers, que elogiou a estrutura do torneio campineiro em sua 12ª edição.
“É minha terceira vez visitando torneios no Brasil e posso dizer que, aqui em Campinas, os promotores são muito experientes. Não somente porque trabalhei com eles há algum tempo, mas porque todas as áreas se conectam de forma harmoniosa. Fornecem bons patrocinadores de qualidade que preenchem todos os requisitos da ATP. É um torneio de excelência no circuito”, avaliou o dirigente belga.
Veja a campanha de Jan Choinski até o título do ATP Challenger de Campinas:
Qualifying – 1ª rodada
d. Sean Cuenin (FRA), 7/6 e 6/1
Qualifying – 2ª rodada
d. Nicolas Zanellato (BRA), 6/4 e 6/3
Chave Principal – 1ª Rodada
d. Gonzalo Lama (CHI), 6/3 e 6/1
Oitavas de final
d. Juan Bautista Torres (ARG), 6/2 e 6/1
Quartas de Final
d. Alexandre Müller (FRA) [7], 6/0, 1/6 e 6/4
Semifinal
d. Remy Bertola (SUI), 6/4 e 6/4
Final
d. Juan Pablo Varillas (PER) [2], 6/4 e 6/4