Guadalajara/México – Em uma final brasileira e emocionante, Luisa Stefani conquistou, já no começo da madrugada desta segunda-feira (24), o título do WTA 1000 de Guadalajara, no México, ao lado da australiana Storm Sanders. O torneio é um dos mais importantes do ano, perdendo somente para os quatro Grand Slams.
A dupla da medalhista olímpica de Bronze com a parceira 18ª do mundo derrotou a paulistana Beatriz Haddad Maia e a cazaque Anna Danilina por 7/6 (7-4) 7 (7-2) 10/8, após 1h59min. Luisa e Sanders estiveram o tempo todo atrás no super tie-break, mas marcaram quatro pontos seguidos após o 6 a 8, conquistando a virada. Na tarde deste domingo (23), Luisa e Storm já haviam superado, pela semifinal, a dupla das chinesas Zhaoxuan Yang e Yifan Xu, cabeças de chave 8, por 5/7 6/4 10/5.
A thrilling match tie break 🤩@Luisa__Stefani and @stormsanders94 pick up a BIG win in Guadalajara!#GDLOPENAKRON pic.twitter.com/3pvr7lN6Ya
— wta (@WTA) October 24, 2022
Luisa e Storm jogaram o segundo torneio juntas e já alcançaram o primeiro título. A paulistana garantiu seu quinto caneco. Este ano ela venceu o WTA 250 de Chennai, na Índia, primeiro torneio após o retorno de cirurgia no joelho depois de um ano parada, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski.
Luisa conquistou seu segundo troféu de WTA 1000. Ano passado ergueu a taça em Montreal, no Canadá, ao lado também de Dabrowski. Ainda foi vice-campeã no WTA 1000 de Cincinnati, nos EUA, e Miami, nos EUA, junto com a norte-americana Hayley Carter. Com o título, Luisa vai saltar do do 217º lugar ao top 60 mundial. A brasileira foi top 10 no começo da temporada.
A brasileira, patrocinada pela Fila, Faros Private XP e XP Investimentos e que conta com os apoios da Liga Tênis 10 e Bolsa Atleta, soma ainda conquistas em 2019 no WTA 250 de Tashkent, no Uzbequistão, e 2020 em Lexington, nos EUA, ambos com Hayley Carter.