São Leopoldo/RS – No feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, o São Léo Open teve um dia cheio e repleto de jogos nas quadras do São Leopoldo Tênis Clube (SLTC). O tempo firmou, e foi possível realizar 11 partidas que chamaram a atenção do público que esteve presente. Além das estreias dos brasileiros, um dos jogos mais esperados foi o do sueco Leo Borg, que abriu o dia na quadra principal em duelo contra Moez Echargui, da Tunísia. Sob olhares do seu pai, o ex-tenista Björn Borg, Leo venceu em dois sets a um, ingressando na chave principal do torneio.
Revelação do tênis brasileiro com apenas 16 anos, João Fonseca chamou à atenção com seu jogo consistente. Ele estreou na competição em disputa com o argentino Thiago Tirante, impressionando e vencendo por dois sets a zero. Esta foi a primeira vitória do jovem atleta em um Challenger. O número dois do Brasil, Felipe Meligeni teve dificuldade na sua estreia, mas mostrou muito coração e conseguiu bater o argentino Juan Torres. Thiago Wild, após um início de partida com muitas dificuldades, se recuperou e também avançou após bater o italiano Franco Agamenone. Facundo Bagnis, cabeça de chave 1, teve vitória tranquila na estreia sobre o brasileiro Pedro Boscardin Dias. Nesta quarta-feira, dia 16, além dos jogos de simples, iniciam também os confrontos de duplas.
O Challenger São Léo Open que conta com o patrocínio da Stihl através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, vale pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión, tendo uma premiação total acima de US$ 53 mil e 80 pontos para o campeão.
Realizado no Brasil desde o ano passado pela Confederação Brasileira de Tênis, o Circuito Dove Men+Care La Legión tem contribuído para a evolução dos atletas brasileiros nos rankings mundiais da ATP e da WTA com vários torneios realizados no país. Conta com o patrocínio máster da Dove. O BRB é o patrocinador máster do tênis brasileiro.