São Leopoldo/RS – O São Léo Open encerrou sua edição de 2022 proporcionando aos apaixonados por tênis uma partida de alto nível. Na grande final, abaixo de muito sol e calor no São Leopoldo Tênis Clube, os estrangeiros Juan Varillas (119) e Facundo Bagnis (103) proporcionaram um duelo intenso e disputado na base da técnica, que depois de cerca de 3 horas, acabou premiando o peruano Varilla com o título da edição deste ano do Challenger 80 de São Leopoldo.
O argentino, que era cabeça de chave 1, ficou com o vice mas demonstrou o porquê era considerado um dos destaques durante toda a competição, batalhando até o final, mas sendo superado em 2 sets a 1, com parciais de 7/6(5), 4/6 e 6/4. O Brasil acabou não tendo representantes na final, porém mostrou sua força com os tenistas Felipe Meligeni e Thiago Wild, que também fizeram uma competição sólida, evoluindo jogo a jogo, mas parando na semi.
Campeão do São Léo Open 2022, Juan Varillas alcançou seu quinto título de challenger da carreira. No Brasil, este é o seu segundo título – foi campeão em 2019, em Campinas. “Estou muito feliz, acredito que tive uma semana incrível e positiva em todos os sentidos. Creio que cumpri o que buscava na competição, nem sempre é possível, mas consegui. Estou muito feliz em jogar aqui em São Leopoldo e conquistar outro título de Challenger. Achei muito lindo o clube, sua estrutura. Foi uma grande final, uma partida muito dura que se decidiu nos detalhes, mas estava tranquilo pela semana que havia feito”, disse o peruano.
Diretor da competição, José Carlos Ferreira Júnior comemorou a edição e o retorno do São Léo Open após 10 anos. “A gente encerrou uma semana completamente histórica. Todas as expectativas foram superadas e tudo deu certo. A volta do São Léo Open teve um nível técnico muito alto. As pessoas estavam muito felizes de estarem aqui, a repercussão foi tão positiva… Os atletas nos agradecendo por tudo, e isso pra gente é uma satisfação. Acabou a competição, mas desde hoje já estamos preparando a edição de 2023. Queremos agradecer os patrocinadores, apoiadores e toda a comunidade esportiva do Rio Grande do Sul que compareceu em grande número para acompanhar os jogos.”
O São Léo Open valeu pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e fez parte do Circuito Dove Men+Care La Legión, tendo uma premiação total acima de US$ 53 mil e 80 pontos para o campeão.
Realizado no Brasil desde o ano passado pela Confederação Brasileira de Tênis, o Circuito Dove Men+Care La Legión tem contribuído para a evolução dos atletas brasileiros nos rankings mundiais da ATP e da WTA com vários torneios realizados no país. Conta com o patrocínio máster da Dove. O BRB é o patrocinador máster do tênis brasileiro.