Sydney/Austrália – O espanhol Rafael Nadal, 3º do mundo, após sofrer duas derrotas na United Cup, declarou que precisa de mais algumas horas em quadra para recuperar o ritmo, ele também fez críticas ao regulamento da competição por equipes.
“Passei quase seis horas jogando e preciso de ainda mais horas em quadra. Eu preciso de batalhas assim. Não joguei muitas partidas oficiais nos últimos seis ou sete meses. Então, dias como esses dois ajudam. Claro que o processo é mais rápido quando você, mas preciso continuar lutando. Em alguns momentos, joguei um tênis de muito bom nível, jogando muito bem com o backhand e mudando de direção com o forehand. Acho que vou rápido para Melbourne. Nós ainda jogamos amanhã, e mesmo se eu não jogar, eu não posso sair. Então provavelmente irei na quarta-feira. Mas ainda não tenho certeza sobre o cronograma”, disse o espanhol que foi derrotado pelo australiano Alex de Minaur por 3/6, 6/1 e 7/5 nesta segunda-feira.
“Provavelmente as condições não eram as ideais para mim aqui porque a bola estava muito parada. Não sei se são as condições, mas fica muito úmido, a bola vai ficando mole e não ajuda muito no spin, eu acho. Acho que os jogadores que batem mais reto têm um pouco mais de chances. Mas não é uma desculpa. Consegui jogar um bom tênis, mas não fui consistente o suficiente. No segundo set, eu perdi seis games seguidos. E não pode acontecer isso. Então, novamente fiz alguns bons pontos no terceiro. Tive algumas chances, mas cometi alguns erros também”, continuou o espanhol.
“Tenho duas semanas antes do Australian Open. Não posso dizer que a situação seja ideal, mas, ao mesmo tempo, não posso dizer que seja muito negativa, porque eu estava jogando bem. Acho que esses dois jogos vão me ajudar. Preciso vencer algumas partidas. Mas o nível não foi tão ruim”, complementou o líder do ranking, que também havia perdido para o britânico Cameron Norrie no sábado.
“Não estou muito alarmado e nem muito negativo sobre o que aconteceu. No ano passado, perdi duas partidas em Abu Dhabi. Acho que tive as minhas chances contra dois grandes jogadores, mas não foi possível convertê-las. Estive muito perto de vencer. Isso diz que tenho muita margem para melhorar. Acho que ele jogou melhor do que eu em momentos importantes e que eu cometi erros em momentos que não isso não pode acontecer se quiser vencer esse tipo de jogo”.
Espanhol pela mudanças competição:
“Acho que essa competição tem um ponto negativo. O evento e a ideia sem ótimos, mas o jogo de hoje já não valia nada. Esse é o primeiro ano desta competição, então esse é o tipo de coisa que precisa ser consertada, melhorada e tornada mais interessante para todos. Acredito que em um grupo de três, o perdedor do primeiro confronto precisa jogar com o time que ainda não jogou, porque isso torna a competição muito mais interessante”.