Rio de Janeiro/RJ – Maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil, o Rio Open, apresentado pela Claro, acontece de 18 a 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O evento chega à nona edição reunindo grandes nomes do tênis como Carlos Alcaraz, o número dois do mundo, Cameron Norrie, Lorenzo Musetti, Diego Schwartzman e Dominic Thiem liderando a lista do ATP 500 carioca. O esporte é a atração principal, mas o público contará também com uma experiência completa de gastronomia, diversão e arte durante o evento.
O Rio Open é um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. É um dos três eventos desse porte disputados no saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. Mantendo a tradição, jogadores da elite do tênis mundial fazem parte da chave principal.
O espanhol Carlos Alcaraz disputará a sua terceira edição do Rio Open. Em 2020, fez a sua estreia e no ano passado voltou ao Rio como 29º do ranking e conquistou o título da competição. Hoje, é número dois do mundo e campeão do US Open com apenas 19 anos. Estreando no torneio, o jovem Lorenzo Musetti, 20º no mundo, também é presença confirmada, assim como o britânico Cameron Norrie, dono de quatro títulos do nível ATP e atual 12º do ranking.
Outros quatro campeões do Rio Open vêm em busca do bicampeonato: Diego Schwartzman, dono do título em 2018 e vice em 2022; Dominic Thiem, campeão de 2017 e campeão do US Open em 2020; o chileno Cristian Garín, que conquistou o título em 2020; e o sérvio Laslo Djere, campeão de 2019. O torneio terá também quatro brasileiros na chave principal, entre eles Mateus Alves, vencedor da Maria Esther Bueno Cup; Thomaz Bellucci, que fará a sua despedida do tênis profissional; o jovem João Fonseca, premiado com uma vaga no Rio Open através da parceria com a IMG; e o número um do Brasil, o brasileiro Thiago Monteiro, 78º do mundo.
No primeiro fim de semana (dias 18 e 19), acontece a disputa do Qualifying, com entrada gratuita do público e retirada de ingresso pelo site a partir do dia 16, 11hs.
Na segunda-feira, dia 20, tem início a chave principal do torneio, e a grande final acontece no domingo, dia 26.
Muito além das quadras
Além do verdadeiro show que os atletas dão nas quadras, o evento oferece muito mais aos visitantes. Nos mais de 10 mil m² do Leblon Boulevard, o público encontra diversas atrações.
“O Rio Open proporciona uma experiência completa e inesquecível de entretenimento para o público. A cada ano buscamos trazer uma programação ainda mais variada, com opções de lojas, arte, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para fãs do esporte de todas as idades. Uma estrutura equiparada aos grandes torneios do circuito mundial e que temos muito orgulho de proporcionar a cariocas e visitantes”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
Gastronomia
A área gourmet é um dos destaques, com quiosques de restaurantes renomados, como o Babbo Osteria, novidade deste ano, e Ella Pizzaria. Além de comidinhas, bebidas e sobremesas deliciosas dos trucks e quiosques do Vulcano, Seu Vidal, Geneal, Oakberry Açaí, Fabiana D´Angelo, Las Empanadas, Ceviche da Fabi, Green People e Ganic Lab, trazendo uma opção vegana.
Um dos locais mais disputados do evento, a Praça Rio Open trará novamente um telão gigante para exibição das partidas com vista para o Cristo Redentor, e contará com o bar Black Princess, com cerveja gelada, que já virou o ponto de encontro do torneio.
Além da novidade do bar da Grey Gooose, que preparou um drink especial para o evento, o Grey Groose Match Point, e o bar de vinhos da World Wine, que já foi um grande sucesso no ano passado.
Arte
Esporte e arte se misturam no Rio Open. Desde 2015, artistas renomados proporcionam ainda mais beleza e entretenimento ao evento. Nesta edição, o artista plástico carioca Barrão é o responsável pela arte que ilustra o pôster, a camisa e outros produtos exclusivos do Rio Open 2023 e é exibida durante todos os dias do torneio. O artista, reconhecido pelo trabalho de bricolagem, com reaproveitamento de objetos do cotidiano, como como eletrodomésticos, brinquedos e louças, se inspirou na sua série de trabalho com carimbos que se transformam em verdadeiras obras sobre o papel.
Para a arte do Rio Open, Barrão elaborou desenhos da bola de tênis aproveitando seus diferentes ângulos, colas e texturas, e desenvolveu nove carimbos. Com a repetição destes carimbos no papel e usando e impressões amarelas da cor das bolas de tênis, chegou a um resultado que apresenta um registo de uma jogada, a memória de uma bola carimbada na quadra. “Fiquei muito satisfeito com o resultado, que apresenta a dinâmica do jogo de uma forma livre e lúdica, e espero que o público goste”, afirma o artista plástico Barrão.
Por todo o complexo, outras obras de arte de artistas renomados também estarão expostas, trazendo ainda mais beleza e entretenimento ao evento.
Moda e produtos exclusivos
Para os fãs que querem guardar para sempre aquela memória, a La Boutique – loja oficial do Rio Open – traz dezenas de produtos exclusivos para o público levar para casa de recordação um pedacinho do torneio. Entre as novidades deste ano estão copo térmico, chaveiro e porta-cartão em couro, canga e bandeja em formato de quadra com saibro do evento e bandeja em formato de quadra com cordas de raquete dos jogadores. E produtos que já são queridinhos do público, como squeeze, copo retrátil, caneca, caneta, imãs, ecobag, lanyard, tag de mala, mochila saco e guarda-chuva.
Além deles, outros grandes sucessos de vendas são o body de bebê e as camisetas infantis, que mostram que a paixão pelo tênis começa logo cedo. E itens tradicionais como as toalhas dos atletas e de praia e bonés com a marca do torneio. Os amantes do esporte também poderão comprar camisetas com o pôster oficial do Rio Open 2023, com obra do artista plástico Barrão.
Patrocinadora do evento, a Fila também conta com uma loja com produtos exclusivos para o torneio.
Exclusividade
Os espaços exclusivos do evento Corcovado Club e Pedra da Gávea contam com área coberta e serviços exclusivos. Com mais de 2.400 m2 possuem ambientação da Lider Interiores e paisagismo da Simone Grangeiro. Os bares são da World Wine e Black Princes, além de carrinho de drinks da Grey Groose. A gastronomia fica a cargo do chef Marcones Deus, do restaurante Páreo, que convidou os chefs Sandro Mota e Claudia Mac, para também fazerem parte desta edição.
Sustentabilidade
A visão de sustentabilidade do evento contempla iniciativas no campo social, impacto econômico com a geração de emprego e renda e o uso do grande poder do esporte para promover a conscientização e preservação ambiental.
No pilar ambiental, o Rio Open Green concentra todas as iniciativas que têm objetivo de minimizar o impacto ambiental gerado pelo torneio. Desde 2020, em parceria com a ENGIE, líder em energia renovável no Brasil, passou a ser um evento carbono neutro e mais de 1.500 toneladas de CO2 geradas pelo Rio Open foram compensadas com créditos de carbono cedidos pela Usina Hidrelétrica de Jirau. A neutralização da pegada climática do evento foi reconhecida pela ONU pela contribuição voluntária e responsável com as metas globais de descarbonização da economia.
Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Para participar da iniciativa e descarbonizar o deslocamento para o evento, é necessário que o público acesse o site neutralizarioopen.com.br, inclua o código do ingresso e calcule as emissões do seu transporte até o local, sem custo nenhum ou compromisso adicional. No evento, no espaço Rio Open Green também será possível realizar a ação e entender mais sobre a iniciativa.
Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open também segue firme na plataforma social, apoiando três projetos ligados ao tênis: Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula são parceiros da competição, além do NERO – Núcleo Esportivo Rio Open. Ao todo, são mais de 700 crianças e jovens beneficiados pelas parcerias. O evento também realiza o Torneio Winners, uma competição voltada especialmente para as crianças e jovens destes projetos. Os integrantes dessas instituições também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open e alguns deles fazem parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”.
Serviço:
Rio Open 2023 – 18 a 26 de fevereiro
18 e 19 – Qualifying – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h
20 a 23 – 1ª e 2ª rodadas – duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h
24 – Quartas de finais – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h
25 – Semifinais e final de duplas – sessão única 17h – abertura dos portões às 15h
26 – Final – sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h
Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro