Paris/França – Beatriz Haddad Maia encerrou a sua histórica campanha em Roland Garros. Em partida valendo uma vaga na grande final do Grand Slam francês, Iga Swiatek, a número 1 do mundo e bicampeã do torneio, superou Bia em 6/2 7/6(7) e 2h09 de duração.
A paulistana bateu recordes, pessoais e mundiais, nesta edição de Roland Garros. Focada no objetivo de passar da segunda rodada, algo que não havia feito em Grand Slams até então, Bia é a primeira brasileira semifinalista em simples em um Grand Slam desde Maria Esther Bueno em 1968. O resultado também renderá o melhor ranking da carreira da tenista, podendo entrar no top 10 caso a tcheca Karolina Muchova não seja campeã.
“Primeiramente, estou feliz. Acho que esta partida e essas duas semanas me trouxeram muitas coisas para melhorar, aprender, construir o jogo, a mentalidade e tudo mais. O meu primeiro objetivo aqui era chegar na terceira rodada. Antes deste Roland Garros, eu nunca havia passado de uma segunda rodada, então eu e minha equipe trabalhamos muito duro. Nós merecemos e precisamos estar muito orgulhosos do que fizemos, porque não é fácil”, disse a tenista.
“Hoje a Iga foi melhor do que eu. Ela defende muito e eu tentei jogar mais agressiva. Acho que eu estava muito emotiva no começo da partida. Estar jogando a minha primeira semifinal de Grand Slam contra a Iga, que é a número 1 do mundo, na Philippe Chatrier, com tantos brasileiros me apoiando… Acho que eu não consegui ser disciplinada e me concentrar nas coisas que eu tinha que fazer, mas eu sei que tentei o meu melhor. Tentei me empurrar até o fim da partida, tive chances, mas tênis é isso. Tem dias que é o seu dia e tem dias que simplesmente não é. Quando você joga uma semi de Grand Slam, não é só sobre tênis: é mais sobre a mentalidade que você se propõe a ter quando pisa em quadra. Então acho que eu poderia ter controlado melhor as minhas emoções. Vou aprender muito com o dia de hoje e com o torneio todo que fiz”, analisou Bia sobre a partida.
Em um torneio tão especial para os brasileiros fãs de tênis, a tenista se sentiu honrada de jogar nas maiores quadras do torneio e também de contar com o apoio da torcida. “É um sonho jogar Roland Garros. Jogar na semi e dividir grandes quadras com grandes tenistas… Me sinto muito sortuda de poder tido a chance de jogar nas minhas quadras favoritas daqui, foi uma semana incrível. Queria aproveitar para agradecer a todos que vieram me apoiar hoje, a energia foi muito boa. A atmosfera estava incrível e me deu muita motivação para continuar lutando”, finalizou.
Número 1 do Brasil e atual 14ª do ranking, Bia agora parte para a temporada de grama, com o seu calendário completo a ser definido nos próximos dias.