O mineiro Marcelo Melo está no Time Brasil que inicia a temporada 2024 na United Cup, competição mista entre países. O evento terá a sua segunda edição na Austrália e os jogos já começam na noite desta quinta-feira (28) no horário de Brasília. O Brasil enfrenta a Espanha, a partir das 23 horas. São duas partidas de simples (masculina e feminina) e a de duplas mistas. Os brasileiros integram o Grupo A, que tem também a Polônia, adversária na manhã de sábado (30), às 6h.
“Estou muito feliz de fazer parte deste time. Mais uma oportunidade única defendendo as cores do Brasil”, afirma Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss, Asics e Alto Giro.
Melo fará parceria com Beatriz Haddad Maia. A equipe conta também com Thiago Wild e os irmãos Felipe Meligeni e Carol Meligeni. O confronto Brasil e Espanha começa com Thiago Wild enfrentando Alejandro Fokina, seguido de Bia Haddad diante de Sara Sorribes Tormo. A dupla mista, com Melo e Bia contra Sorribes e Fokina, encerra a programação.
A United Cup abre a temporada 2024, com jogos até o dia 7 de janeiro, em quadra dura, na RAC Arena, em Perth, e no Sydney Olimpic Park Tennis Centre, em Sydney. Na primeira fase, são 18 países divididos em três grupos de seis equipes. Todas jogam contra todas dentro de suas chaves. A melhor de cada grupo avança para as quartas de final. Uma vaga ficará, também, com o melhor segundo colocado em Perth e Sydney.
Dois torneios na sequência – Após a United Cup, Melo segue na Austrália, onde joga o ATP 250 de Adelaide, a partir do dia 8, e o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, com início no dia 14. Neles, o mineiro estará ao lado do holandês Matwe Middelkoop. Será a sua 18ª temporada no circuito. No ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), terminou 2023 no 47º lugar, com 1.810 pontos. Middelkoop é número 42, com 2.170 pontos.