Melbourne/Austrália – A jovem chinesa Qinwen Zheng, 21 anos, 15ª do mundo, superou na manhã desta quinta-feira (Brasília) a ucraniana Dayana Yastremska e avançou a decisão do Aberto da Austrália.
Em partida que teve 1h42, Zheng marcou 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4.
“Com certeza, é incrível a sensação de chegar à minha primeira final de Grand Slam. Esse é o meu sonho desde criança. Na verdade, meu sonho não é apenas a final. Estou quase lá, mas sei que esta pequena distância ainda está longe. No momento estou muito feliz, mas há mais uma luta pela frente. Estou tentando controlar minha emoção agora”, disse Zheng que vai entrar entre as 10 melhores na próxima semana.
Na decisão, a chinesa vai enfrentar a bielorrussa Aryna Sabalenka.
“Tenho certeza que a final será muito competitiva, porque acho que Sabalenka é quem melhor bate na bola neste momento em todo o circuito. Ela tem o melhor saque, o melhor forehand e o melhor backhand. Ela é uma jogadora realmente completa. Ainda não enfrentei cabeças de chave e ela será a primeira, mas é uma partida como qualquer outra, então vamos ver o que vai acontecer”, continuou Zheng.
“Acho que o desafio está em toda parte, não apenas na adversária do outro lado. Ainda vou ter o meu próprio desafio de enfrentar a pressão de uma final. Eu preciso lidar com isso e vou tentar trabalhar para aproveitar a final e lutar.”
Zheng detalhou que a sua compatriota Na Li, campeã há 10 anos em Melbourne tem influência na sua carreira.
“Na última vez que a encontrei, como vocês já viram no vídeo, ela me deu alguns conselhos e disse para não pensar muito e seguir em frente. Ela significa muito para todas as meninas chinesas da minha idade, pois foi a primeira a vencer um Grand Slam. Isso foi inacreditável para uma mulher asiática naquele momento. Ela nos trouxe muita esperança”, finalizou.