Melbourne/Austrália – O italiano Jannik Sinner, 4º do mundo, superou na madrugada desta sexta-feira (Brasília), o sérvio Novak Djokovic, 1º, e garantiu sua vaga na decisão do Aberto da Austrália.
Invicto há 33 jogos, Djokovic viu o rival dominá-lo nos dois primeiros sets, tentou reação ao vencer o terceiro no tie-break, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do italiano no quarto set. Em duelo que teve 3h24, Sinner marcou 3 sets a 1, parciais de 6/1, 6/2, 6/7(6) e 6/3.
Pela primeira vez na decisão em um evento de Grand Slam, Sinner vai enfrentar no próximo domingo, o vencedor do confronto entre o russo Daniil Medvedev, 3º, e o alemão Alexander Zverev, 6º.
Sinner é o primeiro tenista italiano a chegar à decisão do Aberto da Austrália, sendo o nono tenista do seu país a chegar à disputa de títulos em Grand Slams.
A vitória de Sinner é um divisor de águas no circuito masculino do tênis mundial. Pela primeira vez, desde 2005, Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer (aposentado) estão ausentes em uma decisão de Grand Slam.
Luiz Fernandes