Rio de Janeiro/RJ – Depois de 10 edições, um tenista brasileiro conquistou o título nas duplas do Rio Open, evento da série ATP 500, disputada nas quadras de saibro do Jockey Clube Brasileiro.
Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos venceram os austríacos Lucas Miedler e Alexander Erler, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3.
Enquanto Barrientos não se continha comemorando em quadra, Matos pulou a arquibancada e foi comemorar com a sua família, na volta, deu um longo abraço em seu treinador, o ex-tenista Franco Ferreiro.
“Jogar em casa é incrível. Jogar com toda a torcida. A energia que essa galera tem é inexplicável. Esse torneio, toda a organização, tudo. Jogamos bem, jogo tenso, sempre, mas acho que a gente se saiu bem com as emoções e conseguimos fazer o que queríamos”, declarou o brasileiro logo após a vitória.
Rafael Matos quebrou um jejum enorme, por nove anos, cinco duplas com brasileiros chegaram à decisão, mas até a edição que terminou hoje, todos ficaram com o vice-campeonato. Em 2014, Marcelo Melo ao lado do espanhol Davi Marrero, em 2019 Thomas Bellucci e Rogério Silva, em 2022, Bruno Soares e Jamie Murray e em 2023, novamente Marcelo Melo e Juan Sebastián Cabral.
Luiz Fernandes