Roma/Itália – Uma estreia com dois tie-breaks, um disputado match tie-break e a vaga nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália, após 2h12min. Em um jogo muito equilibrado, nesta quinta-feira (9), o mineiro Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev derrotaram os cabeças de chave 4, o norte-americano Austin Krajicek e o britânico Neal Skupski, para avançar no Foro Italico. A dupla salvou dois match points para vencer o match tie-break, fechando a partida em 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-0), 6/7 (5-7) e 11-9. Os próximos adversários, em data a ser definida, serão Alexander Bublik, do Cazaquistão, e Ben Shelton, dos Estados Unidos.
“Acho que foi um belo jogo nosso hoje. Com certeza muito duro, jogando contra dois duplistas de alto nível já na primeira rodada aqui em Roma. Tivemos de parar por causa da chuva também, ganhando 4 a 3 no tie-break, eles acabaram levando o segundo set. Tivemos vantagem no match tie-break, depois salvamos dois match points. Enfim, tem muito mais coisas positivas para tirar dessa estreia e vamos com tudo agora na próxima rodada”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.
O primeiro set foi decidido em um tie-break totalmente dominado pela dupla. Após empate em 6/6, o mineiro e o alemão não deram qualquer chance aos adversários, marcando 7-0 para sair na frente no jogo. No segundo set, Krajicek e Skupski quebraram no sétimo game e abriram 5/3 na sequência. Melo e Zverev buscaram a reação, salvaram set point e deixaram tudo igual, 5/5. E mais uma vez a definição foi para o tie-break, interrompido pela chuva quando o mineiro e o alemão venciam por 4-3.
No retorno após a pausa em função da chuva, o norte-americano e o britânico venceram o segundo set por 7/6 (7-5) e levaram o jogo para o match tie-break. O equilíbrio continuou. Do começo ao fim. O mineiro e o alemão chegaram a estar em vantagem. Depois, os adversários tiveram duas chances de fechar, na frente com 9-7 e 9-8. Melo e Zverev salvaram os dois match points, deixaram tudo igual em 9-9 e viraram para marcar 11-9 e seguir em Roma.
Este é o 13º ano que Melo joga em Roma, o segundo seguido ao lado de Zverev, com quem foi vice-campeão nesta temporada no Masters 1000 de Monte Carlo.
No ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), divulgado nesta segunda-feira (6), Melo é o número 37 do mundo, com 2.290 pontos. Zverev é o quinto colocado em simples, com 5.435 pontos.