Paris/França – A polonesa Iga Swiatek, líder do ranking mundial é a grande favorita ao título em Roland Garros.
Ela que chegou a quarta final da competição em cinco anos, vai enfrentar neste sábado, a partir das 10h (Brasília) a italiana Jasmine Paolini, 15ª.
A italiana que tem ascendência polonesa tentara fazer algo que até agora nenhuma jogadora conseguiu: Vencer Swiatek em uma decisão em Paris.
Em 2020, aos 19 anos, a polonesa chegou pela primeira vez a decisão e levou o seu primeiro título de Grand Slam. No ano seguinte ela foi derrotada nas quartas de finais pela grega Maria Sakkari. Depois conquistou os títulos em 2022, 2023 e está na decisão desta edição. São vinte jogos de invencibilidade.
A favor da italiana está a sua determinação, aos 24 anos, ano passado, quando disputou Roland Garros, ela era a 53ª do mundo, na próxima segunda-feira ela vai ascender entre as 10 melhores do mundo.
Em janeiro deste ano, ela chegou até as oitavas de finais no AUS Open, depois conquistou o WTA 1000 de Dubai, além do título de duplas no WTA 1000 de Roma ao lado da sua compatriota Sara Errani, em Paris, elas também estão na decisão de duplas.
Paolini tem descendência polonesa e de ganeses por parte de sua genitora. Até hoje, uma das suas avós vive na cidade de Lodz (Polônia).
Na semifinal deste ano, quando ambas (Swiatek e Paolini) acabaram se encontrando no complexo de Roland Garros, elas se cumprimentaram em polonês.
Partidas entre Swiatek e Paolini:
2018 – Praga – saibro – segunda roada – Iga Swiatek, 6/2 6/1
2022 – US Open – sintético – primeira rodada – Iga Swiatek, 6/3 6/0
Luiz Fernandes