Paris/França – O jovem espanhol Carlos Alcaraz, 3º do mundo, 21 anos, conquistou neste domingo o título de Roland Garros. Na decisão, ele superou o alemão Alexander Zverev, 4º, ao marcar 3 sets a 2, parciais de 6/2, 2/6, 5/7, 6/1 e 6/2 após 4h19.
Campeão em 2022 em Wimbledon e no US Open, Alcaraz se tornou o tenista mais jovem a vencer os três eventos de Grand Slam que são disputados em pisos diferentes.
Ele também se junta do seleto grupo que tem o seu compatriota Rafael Nadal, o sueco Mats Wilander, os norte-americanos Jimmy Connors e André Agassi, o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic.
Alcaraz tornou-se o sétimo tenista espanhol a conquistar Roland Garros na Era aberta do tênis. O seu atual treinador Juan Carlos Ferrero logrou levantar a taça justamente no mesmo ano de nascimento de Alcaraz.
Já o alemão Alexander Zverev, 4º do mundo, deixou passar mais uma oportunidade de conquistar o seu primeiro título de Grand Slam.
Amanhã, quando o novo ranking for divulgado, Alcaraz será o número 2 do mundo, ultrapassando o sérvio Novak Djokovic. O líder, será o italiano Jannik Sinner que foi vencido justamente pelo espanhol na semifinal.
Luiz Fernandes