Paris (França) – As duplas masculina e feminina estrearam com vitória nos Jogos Olímpicos, nesta segunda-feira (29), e mantêm a chance de medalha do tênis brasileiro em Paris.
Já na chave de simples, Beatriz Haddad Maia não resistiu à eslovaca Anna Karolina Schmiedlova e foi superada na segunda rodada pelo placar de 6/4 6/4, em 1h53 de partida.
Depois de perderem na chave de simples, Thiago Monteiro e Thiago Wild começaram bem nas duplas. A parceria brasileira derrotou os cazaques Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov, por duplo 6/4. Esta é a primeira vitória de Monteiro e Wild em Olimpíadas.
Monteiro analisou e comemorou o resultado. “Não somos especialistas de duplas, mas fomos nos entrosando por nos conhecermos um ao outro. Jogamos super bem, super sólidos, pegamos uma dupla super sólida, definimos bem as chances que criamos. No decorrer da competição a gente vai evoluindo junto, estamos muito animados e felizes juntos. É aproveitar para treinar um pouco mais juntos”, afirmou Monteiro.
Wild externou o sentimento de jogar pela primeira vez os Jogos Olímpicos. “Jogar pelo Brasil é uma coisa muito boa, sempre adorei jogar competições de equipe. A atmosfera na quadra foi incrível. Não esperava tanto brasileiro acompanhando tênis um jogo de duplas ao meio-dia, 40 graus… É indescritível jogar uma Olimpíada ainda mais pela primeira vez”.
A dupla brasileira volta à quadra, novamente, nesta terça-feira (30), para enfrentar os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, cabeças 4, a partir das 8h30 (horário de Brasília), abrindo a programação da quadra 12.
Bia Haddad e Luisa Stefani também se classificaram para as oitavas de final da chave de duplas ao vencerem as chinesas Shuai Zhang e Yue Yuan, por duplo 6/4, em 1h35 de partida.
Cabeças de chave 6, as brasileiras aguardam as adversárias da próxima rodada, que serão definidas após o confronto entre as britânicas Katie Boulter e Heather Watson e as alemãs Angelique Kerber e Laura Siegemund.
Bia contou como foi a sua preparação para as duplas, depois da derrota: “Eu estava preparada para um dia longo. A partir do momento que um jogador decide jogar simples e duplas, tem que estar preparado para esses momentos. Hoje tive mais ou menos uma hora e meia entre um jogo e outro. Depois de uma partida simples, na qual eu joguei muito mal, tive meu momento para tomar um banho, me alimentar e conversar com a equipe. Foi muito importante tanto a conversa que a gente teve em grupo, quanto a que tive com o Rafa (Paciaroni). Nesses momentos a gente aprende, eles são importantes para mudar o chip”.
“Consegui entrar com a energia certa, acho que foi muito importante também a forma como a Lu entrou no jogo, com a melhor energia possível para fazer dar certo. Fomos muito disciplinadas nos momentos importantes e isso é o mais bacana, estou muito feliz com a atitude que coloquei na dupla. Em simples não foi da forma que eu gostaria, mas estou feliz de como estou terminando o dia”, completou ela.
Luisa também destacou a preparação da dupla “Bilu”. “Jogos Olímpicos é uma coisa que eu amo jogar, ainda mais agora com o público. O nosso jogo, eu com a Bia, encaixa bem, a gente sabe bem o que tem que fazer e isso dá bastante tranquilidade. A preparação foi bem feita e era só ir na quadra e desempenhar. Confio totalmente no que ela vai fazer e isso dá uma certa leveza. Estou feliz para caramba e esse é um dos melhores sentimentos que se pode ter”.
Resultados dos brasileiros nesta segunda (29):
Anna Karolina Schmiedlova (SVK) d. Beatriz Haddad Maia (BRA) – 6/4 6/4
Thiago Monteiro (BRA)/Thiago Wild (BRA) d. Alexander Bublik (KAZ)/Aleksandr Nedovyesov (KAZ) – 6/4 6/4
Beatriz Haddad Maia (BRA)/Luisa Stefani (BRA) d. Shuai Zhang (CHN)/Yue Yuan (CHN) – 6/4 6/4
Programação dos brasileiros nesta terça (30):
Quadra 12
8h30 (horário de Brasília)
Thiago Monteiro (BRA)/Thiago Wild (BRA) vs Austin Krajicek (USA)/ Rajeev Ram (USA)