Washington/EUA – Marcelo Melo e Rafael Matos garantiram neste sábado (3) a vaga na final do ATP 500 de Washington, torneio em quadra dura nos Estados Unidos. O mineiro e o gaúcho – cabeças de chave número 8 – derrotaram o francês Sadio Doumbia e o monegasco Hugo Nys – cabeças 6 -, na semifinal, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4, em 1h13min. Os adversários na decisão deste domingo (4) serão os norte-americanos Nathaniel Lammons e Jackson Withrow.
Melo chega à 75ª final de sua carreira e busca seu 39º título, o 12º de ATP 500. Em Washington, já foi duas vezes finalista, em 2015 e 2017. E, com Matos, decide um título pela segunda vez na temporada – foram campeões na grama do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha.
“Muito feliz com o jogo de hoje, duríssimo. Aqui está muito quente. Conseguimos lidar bem com tudo isso e fazer um bom jogo. Jogamos muito melhor no tie-break, quando precisou. Depois estivemos na frente no segundo. Aí eles mudaram completamente a estratégia em um game que acabou complicando a gente. Mas, conseguimos nos manter sólidos, fazendo o que tinha de fazer, especialmente nas horas importantes, o que acho que foi decisivo. Jogamos com coragem quando tinha de jogar e, por isso, acabamos ganhando”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.
O primeiro set, sem quebras, foi decidido no tie-break. Melo e Matos dominaram, sem dar qualquer chance aos adversários, marcando 7-1, para sair na frente no jogo com 7/6 (7-1). E foi com esse mesmo ritmo que voltaram para o segundo set, quebrando no quarto game para fazer 3/1 e abrir 4/1 na sequência. A dupla brasileira teve oportunidades de break no game seguinte, mas os adversários salvaram e, em seguida, quebraram para deixar tudo igual, 4/4. O mineiro e o gaúcho não se abalaram, mantiveram a confiança, passaram na frente, 5/4 e, com nova quebra, fecharam em 6/4 para avançar à final.
Este é o sexto torneio juntos desde que Melo e Matos iniciaram a parceria em 2024, em maio, o primeiro em quadra dura. A dupla jogou três vezes na grama e foi campeã no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha – esteve na sequência no ATP 250 de Eastbourne e em Wimbledon, Grand Slam em Londres, ambos na Inglaterra. Antes, o mineiro e o gaúcho disputaram o ATP 250 de Genebra, na Suíça, e Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França. Somam dez vitórias até agora.