Lexington/EUA – O brasileiro João Fonseca, atual 214º do mundo, venceu neste domingo, o australiano Li Tu, 222º, conquistando o seu primeiro título da série Challenger da carreira.
Na decisão do Challenger de Lexington, ele superou o adversário ao marcar 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4 em duelo que teve 1h14 de duração.
A campanha impecável do brasileiro na competição começou com vitória diante do japonês Kaichi Uchida, depois, venceu o canadense Liam Draxl, depois, devido as chuvas que castigaram a região, ele precisou jogar duas partidas no mesmo dia, superando o canadense Gabriel Diallo e o francês Hugo Grenier, todos em sets diretos.
Com os 75 pontos conquistados na competição, o brasileiro vai ascender ao 166º do ranking mundial, sendo o quinto brasileiro melhor classificado no ranking da ATP.
“Tento não pensar muito na classificação, apenas tento melhorar semana após semana, dia a dia”, disse Fonseca.
“Eu apenas tento melhorar meu jogo e vencer partidas. Tento me desenvolver não apenas como jogador, mas também como pessoa.” Finalizou o brasileiro.
O circuito Challenger é justamente onde os tenistas novatos conseguem pontos para subir no ranking e poder disputar os melhores torneios do circuito mundial.
O Challenger de Lexington é disputado desde 1995, João Fonseca agora figura na história da competição ao lado de John Isner, Lloyd Harris e o chinês Juncheng Shang, que um dia também lograram conquistar a competição.
Luiz Fernandes